25/03/2022 16:03

Atendimento psicológico para pacientes em tratamento do câncer: qual a sua importância?

O diagnóstico de câncer não afeta apenas o aspecto físico de uma pessoa, mas também o seu emocional. Afinal, trata-se de uma doença grave, que ainda é estigmatizada e causa uma série de medos, dúvidas e sentimentos negativos. Nesse contexto, o atendimento psicológico para pacientes em tratamento do câncer é de grande importância, pois ajuda a trazer a compreensão e equilíbrio necessários ao momento.

Inclusive, existem psicólogos especializados em psico-oncologia, ou seja, que são qualificados para o atendimento aos pacientes oncológicos. Este é o caso, por exemplo, da psico-oncologista, Michelle Servelhere, que colaborou com este conteúdo.

Acompanhe e entenda melhor porque este recurso é tão essencial para a superação dos desafios que se apresentam.

Qual a importância do atendimento psicológico para pacientes em tratamento do câncer?

O suporte psicológico auxilia o paciente a elaborar melhor os seus pensamentos e emoções, bem como oferece ferramentas para que ele crie novas estratégias, adaptando-se à realidade que se apresenta.

Estudos mostram que o tratamento da pessoa com câncer deve ser global e precisa de uma equipe multidisciplinar, envolvendo a psico-oncologia, a qual trabalha com as peculiaridades de cada um.

Quais os sintomas emocionais devem levar um paciente a procurar ajuda psicológica?

O sofrimento deve ir desde a percepção da própria vulnerabilidade, tristeza, fantasias e medo do desconhecido, até reações mais intensas como distúrbios psiquiátricos diagnosticáveis. Cerca de 1/3 dos pacientes podem evoluir para depressão, ansiedade, transtornos de ajustamento e transtorno de estresse pós-traumático.

Caso este acompanhamento não ocorra, quais podem ser as consequências?

A partir do diagnóstico, o paciente depara-se com sua vida modificada, pode sentir baixa autoestima, perda do controle da sua vida, medo do tratamento, da morte, se ser dependente, de ser abandonado, além de raiva, culpa e isolamento.

Se o atendimento psicológico para pacientes em tratamento do câncer deixar de ser realizado em casos como esses, as emoções negativas podem se agravar e até mesmo dificultar o processo.

Por outro lado, pesquisas apontam que, aqueles que tiveram acompanhamento psicológico durante o tratamento, apresentaram melhora no seu estado geral de saúde, bem como melhor qualidade de vida, mais tolerância aos efeitos adversos e melhora na comunicação com seus familiares e equipe médica.

Qual o papel da família neste processo?

O apoio da família auxilia muito no processo de recuperação do paciente. É importante que os familiares compreendam sem julgar, ou sentir piedade. Que os momentos de fraqueza, vulnerabilidade, silêncio e introspecção que irão surgir possam ser respeitados com dignidade e empatia.

Qual a diferença entre a psico-oncologia e as terapias tradicionais?

A principal diferença é que a psico-oncologia reúne técnicas e estudos específicos e fundamentados para atuar diante do paciente acometido pela doença, diferente de outras terapias ou abordagens. Trata-se de uma área que atende uma ampla gama de aspectos psicossociais que envolvem o paciente com câncer.

Como você viu, é muito importante que haja o atendimento psicológico para pacientes em tratamento do câncer. No Centro de Oncologia do Paraná, contamos com uma equipe multidisciplinar, pronta para atender crianças, adolescentes, homens e mulheres de forma integral e humanizada. Para saber mais, acesse o nosso site.