Câncer de testículo: fique atento
27/05/2020

Câncer de testículo: fique atento

Estimativas recentes mostram que o câncer de testículo atingirá um em cada 250 homens ao longo da vida. Esse tipo de tumor é relativamente raro, com maior incidência durante a idade reprodutiva, entre 15 e 50 anos. Em algumas situações, a doença pode ser confundida com causas benignas, como por exemplo as orquiepididimites, que são inflamações nos testículos e nos epidídimos (canais que coletam e carregam o esperma).

Telemedicina para pacientes oncológicos no Centro de Oncologia do Paraná
21/05/2020

Telemedicina para pacientes oncológicos no Centro de Oncologia do Paraná

A telemedicina, que consiste no atendimento médico à distância, foi regulamentada de maneira emergencial no Brasil, com o objetivo de contribuir com o distanciamento social durante a pandemia de coronavírus. Para promover mais segurança aos pacientes, bem como incentivá-los a dar seguimento ao tratamento ou acompanhamento, essenciais para a manutenção da saúde e da qualidade de vida, estamos atendendo também nesse modelo.

Dramas e dilemas de pacientes com câncer em maio à pandemia de Covid-19
29/04/2020

Dramas e dilemas de pacientes com câncer em maio à pandemia de Covid-19

De um modo geral, toda a assistência médica está nesse momento focada em minimizar os efeitos da pandemia COVID-19.  Entretanto, não podemos menosprezar a assistência médica às demais patologias. Muitas doenças continuam acometendo a população e causando óbitos. Nesse cenário, o tratamento do câncer merece uma atenção especial.

Paciente oncológico: mudanças no atendimento e condutas para a prevenção do coronavírus
24/04/2020

Os pacientes de câncer, por serem imunossuprimidos, ou seja, terem a imunidade comprometida pela doença, bem como por alguns tratamentos que realizam, como a quimioterapia, são mais suscetíveis a infecções, o que inclui a Covid-19. Sabendo da importância de preservar a saúde e segurança dos pacientes nesse momento, já que os tratamentos oncológicos e hematológicos seguem normalmente, O Centro de Oncologia do Paraná vem implementando diversas medidas indicadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e outras entidades para prevenção do coronavírus.