Julho Verde: mitos e verdades do câncer de cabeça a pescoço
21/07/2021

Julho Verde: mitos e verdades do câncer de cabeça a pescoço

Julho é o mês de conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço, neoplasia que atinge as regiões da boca (cavidade oral), faringe, laringe, cavidade nasal e seios paranasais, bem como glândulas salivares e tireoide. As estatísticas mostram que cerca de 700 mil casos são registrados anualmente, envolvendo todas essas áreas.

Outro dado alarmante é que, de acordo com estudos realizados pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), seis em cada dez pacientes com esses tumores malignos já foram diagnosticados com a doença em estágios avançados, reduzindo de forma importante as taxas de cura. Em contrapartida, quando o diagnóstico é feito de forma precoce, os índices de cura chegam a 90%.

Para esclarecermos alguns aspectos sobre a doença, listamos 6 mitos e verdade sobre a mesma, com o auxílio da cirurgiã oncológica e cirurgiã de cabeça e pescoço, Dra. Mariana Escani Guerra. Confira e saiba mais sobre o assunto!

Destaques da ASCO 2021 para tumores geniturinários
09/07/2021

Destaques da ASCO 2021 para tumores geniturinários

No post anterior, abordarmos as novidades apresentadas na ASCO 2021 relacionadas ao câncer de pulmão. Dando sequência ao assunto, conversamos com o oncologista clínico, Dr. Bruno Batista, que participou do congresso e trouxe também os destaques relacionados aos tumores geniturinários. Confira o conteúdo e saiba mais sobre o assunto!

Novidades do ASCO 2021 para o câncer de pulmão
06/07/2021

Novidades do ASCO 2021 para o câncer de pulmão

O câncer de pulmão é o que apresenta a maior taxa de mortalidade no mundo. Entretanto, importantes inovações relacionadas ao seu tratamento vêm surgindo nos últimos anos, com o objetivo de elevar as taxas de cura e reduzir as chances de recidivas.

O oncologista clínico, Dr. Bruno Batista, participou do maior congresso sobre câncer no mundo, o ASCO Anual Meeting edição 2021, e listou algumas novidades relacionadas às neoplasias pulmonares. Confira o conteúdo e saiba quais são elas!

Como combater as infecções que podem ser causadas pela queda da imunidade durante a quimioterapia?
25/06/2021

Quando se fala em quimioterapia, alguns sintomas são conhecidos por grande parte das pessoas, já que são visíveis. Entre eles podemos citar a queda de cabelo, as náuseas, os vômitos e a fadiga. No entanto, existe um efeito “invisível” e perigoso, o qual pode vir até a atrapalhar o tratamento. A ele se dá o nome de neutropenia, que consiste na queda de glóbulos brancos, relacionados à defesa do organismo contra as bactérias, fungos e vírus. Essa condição pode ocorrer como complicação tanto no tratamento de tumores sólidos como nos hematológicos.

Em função da redução das barreiras de proteção do corpo, como a pele e mucosas, por exemplo, bem como dos glóbulos brancos, podem ocorrer infecções por vírus, bactérias, fungos e outros parasitas. Nesse contexto, a prevenção é a chave para combatê-las.

Pensando em auxiliar os pacientes nesse processo, conversamos com a oncologista clínica, Dra. Rayana Pecharki Postai, e listamos algumas dicas importantes que podem ser seguidas no dia a dia. Confira o post e saiba quais são elas!