Cirurgia robótica: como a tecnologia torna os procedimentos urológicos mais precisos e menos invasivos
20/11/2020

Quando se fala em cirurgia robótica, alguns acreditam se tratar de um recurso do futuro. Entretanto, essa é uma realidade que já vem ocorrendo há alguns anos. Estima-se que, entre 2008 e 2018, foram feitas no Brasil mais de 17 mil cirurgias com o auxílio de robôs. Outro dado interessante é que, nos últimos cinco anos, houve um crescimento de 500% no número de procedimentos. Nesse contexto, o tratamento do câncer de próstata e outros tipos de tumores vem sendo amplamente beneficiado.

A cirurgia robótica é utilizada para atender pacientes que precisam passar por procedimentos mais delicados, pois ela une a alta precisão dos recursos tecnológicos à experiência dos cirurgiões oncológicos, na busca por um desfecho clínico positivo e com o mínimo de intervenção.

Conversamos com o urologista do Centro de Oncologia do Paraná, Dr. Antônio Brunetto Neto, que esclareceu o conceito e como a robótica vem revolucionando a urologia. Confira o post e saiba mais sobre o assunto!

Hiperplasia Prostática Benigna: conheça a doença que afeta 50% dos homens acima dos 50 anos
13/11/2020

Aproximadamente 50% dos homens acima dos 50 anos irão apresentar sintomas da Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), também conhecida como aumento prostático benigno. Trata-se do tumor não cancerígeno mais comum na população masculina, o qual acaba reduzindo o calibre da uretra prostática, dificultando o escoamento da urina. Por ser uma doença incômoda, muitas vezes confundida com o câncer de próstata e que precisa ser tratada, desenvolvemos esse post. Confira e saiba mais sobre o assunto!

Câncer de próstata: fatores de risco, sintomas, diagnóstico e tratamento
06/11/2020

Câncer de próstata: fatores de risco, sintomas, diagnóstico e tratamento

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se que, para cada ano do triênio 2020-2022, haverá 65.840 novos casos de câncer de próstata no Brasil. A principal função dessa glândula, presente apenas no sistema genital masculino, é armazenar e secretar um fluido que, junto aos espermatozoides, forma o sêmen.

Todos os homens estão sujeitos a terem tumores prostáticos ao longo da vida, principalmente a partir dos 55 anos de idade. Quando diagnosticados precocemente, porém, as taxas de cura chegam a 90%, por isso a prevenção e os exames de rotina são tão importantes.

Para esclarecer as informações sobre a doença, como os fatores de risco, sintomas, prevenção, diagnóstico e tratamento, conversamos com o urologista do Centro de Oncologia do Paraná, Dr. Antônio Brunetto Neto. Confira o resultado no post!

Câncer de mama: conheça os principais tipos de tratamento
30/10/2020

Câncer de mama: conheça os principais tipos de tratamento

Quando as mulheres são diagnosticadas com câncer de mama, inicia-se um processo chamado estadiamento que, por meio da indicação de diversos exames, visa observar as características da doença e o seu estágio. Esses guiam os mastologistas e os oncologistas clínicos no planejamento do melhor protocolo de tratamento a ser aplicado.

Nesse cenário, os procedimentos a serem realizados dependem da extensão do câncer, se está localizado, localmente avançado ou disseminado para outros órgãos, bem como o subtipo do tumor. Por se tratar de um conjunto de doenças, é muito comum que haja dúvidas sobre as formas de tratamento possíveis e para quais pacientes são indicados.

Pensando nisso, fizemos esse post. Confira e saiba as maneiras pelas quais os tumores mamários podem ser tratados!