Agosto Branco: mês de conscientização sobre o câncer de pulmão
15/08/2022

Agosto Branco: mês de conscientização sobre o câncer de pulmão

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pulmão é o terceiro mais comum em homens e o quarto mais comum em mulheres no Brasil (sem contar o câncer de pele não melanoma).

Tanto a incidência quanto os índices de mortalidade da doença, muitas vezes em função do diagnóstico tardio, fizeram com que fosse criada a campanha Agosto Branco, a qual visa conscientizar sobre estes tumores.

Para contribuirmos com a iniciativa, conversamos com o oncologista clínico, membro do grupo por área de atuação (GAA) de tumores de pulmão, Dr. Bruno Batista, que esclareceu diferentes aspectos da doença. Confira e saiba mais a respeito.

Agosto Verde Claro: conheça as diferenças entre os linfomas de Hodgkin e não Hodgkin
10/08/2022

O mês de agosto ganhou a cor verde claro para conscientizar sobre o linfoma. Esse é o nome dado a um conjunto de neoplasias que afetam o sistema linfático, constituído por uma complexa rede de vasos (vasos linfáticos), semelhantes às veias, que se distribuem por todo o corpo e recolhem o líquido que se acumula nos tecidos, filtrando-o e reconduzindo-o à circulação sanguínea.

Ele faz parte do sistema de defesa do organismo e é composto por várias estruturas, sendo órgãos linfoides, linfonodos, ductos linfáticos, tecidos linfáticos, capilares linfáticos e vasos linfáticos. Por elas, circulam uma grande quantidade de glóbulos brancos, em especial os linfócitos, que atuam na produção de anticorpos, usados pelo sistema imunológico para nos proteger das mais diversas doenças.

O linfoma acontece quando os linfócitos e seus precursores que “moram” no sistema linfático, e que deveriam nos proteger contra as bactérias, vírus, dentre outros perigos, se transformam em malignos, crescendo de forma descontrolada e “contaminando” o sistema linfático. Geralmente esse acúmulo ocorre nos gânglios, mas também pode se dar em qualquer parte do corpo.

Os linfomas são divididos em dois tipos: linfoma de Hodgkin (LH) e linfoma não-Hodgkin (LNH), que, por sua vez, possuem diferentes subtipos, mais ou menos agressivos. Ambos os apresentam comportamentos, sinais e graus de agressividade diferentes. Outra característica é que a doença afeta pessoas de todas as idades, desde crianças até adultos.

Para esclarecer alguns aspectos importantes sobre a neoplasia, conversamos com a onco-hematologista, Dra Caroline Cunha Bernardi. Confira o post e saiba mais.

Câncer de pâncreas: o que é preciso saber sobre ele
29/07/2022

Câncer de pâncreas: o que é preciso saber sobre ele

O câncer de pâncreas é um dos tipos mais temidos, devido à sua agressividade e letalidade. Conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil, ele equivale a 2% de todos os diagnósticos de neoplasias, além de ser responsável por 4% do total de mortes causadas pela doença.

Isso porque, em muitos casos, por não apresentar sintomas específicos, os tumores pancreáticos são diagnosticados em estágios avançados, fazendo com que o tratamento acabe se tornando mais invasivo e com taxas de cura reduzidas.

Pensando em esclarecer diferentes aspectos sobre a doença, para que mais pessoas estejam atentas a ela, conversamos com o cirurgião oncológico com foco no tratamento de tumores digestivos, Dr. Marciano Anghinoni. Acompanhe o conteúdo e saiba mais.

Como prevenir o câncer? Conheça 8 ações importantes
21/07/2022

Como prevenir o câncer? Conheça 8 ações importantes

Em conteúdos anteriores, já falamos sobre o que é o câncer, seus diferentes tipos, sintomas, fatores de risco, tratamentos e outros temas. Como se trata de um conjunto de mais de 100 doenças, cada uma delas possui suas próprias características, por isso não é possível generalizar vários aspectos.

No entanto, um fator que vale para a maioria das neoplasias é a possibilidade de prevenção com a implementação de alguns hábitos e mudanças de outros.

Mas afinal, como prevenir o câncer na prática? Para te ajudar a reduzir os riscos para a doença, conversamos com a oncologista clínica, Dra. Raquel Cristina Dalagnol, que listou 8 ações importantes. Confira o conteúdo e aprenda!