Centro de Oncologia

Agende sua
Consulta

×
  • BLOG


nosso blog

Inovações no tratamento do câncer de próstata
26/11/2021

Inovações no tratamento do câncer de próstata

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), um em cada seis homens terá câncer de próstata ao longo da vida. Esse é o segundo tipo de neoplasia mais frequente entre eles, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Em contrapartida, o tratamento da doença vem avançando amplamente nos últimos anos, tanto no cenário avançado quanto metastático.

 

Isso envolve terapias sistêmicas e também cirúrgicas. Neste Novembro Azul, para que mais pessoas saibam sobre o assunto, conversamos com o oncologista clínico, Dr. Carlos Stecca. Acompanhe o conteúdo e fique por dentro!

Câncer de próstata: cuidar da saúde deve estar acima de qualquer estigma ou preconceito
19/11/2021

Câncer de próstata: cuidar da saúde deve estar acima de qualquer estigma ou preconceito

Quando diagnosticado em estágios iniciais, o câncer de próstata tem taxas de cura que chegam a 90%. Porém, apesar desse importante dado, muitos homens ainda deixam de realizar as consultas e exames de rotina e, quando apresentam sintomas, 95% deles descobrem a doença em estágios mais avançados.

 

Culturalmente, os homens vão ao médico com bem menos constância do que as mulheres. Para se ter uma ideia, uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência em Saúde do Homem apontou que 70% dos pacientes só vão acompanhados das mulheres ou dos filhos. Outro dado é que mais de 50% deles só buscam tratamento quando algum sintoma interfere significativamente na rotina.

 

Tratando-se de doenças graves como o câncer, isso pode significar a ausência de chances de cura ou até a mortalidade precoce em função do descuido com a própria saúde.

 

Pensando em alertar os homens neste Novembro Azul, conversamos com o urologista, Dr. Daniel Elias Carara, sobre alguns aspectos importantes a respeito do diagnóstico precoce dos tumores prostáticos. Confira.

Câncer de próstata tem crescimento lento e silencioso: fique atento
12/11/2021

Câncer de próstata tem crescimento lento e silencioso: fique atento

Neste Novembro Azul, mês de combate ao câncer de próstata, é importante alertarmos para um aspecto muito importante da doença: grande parte dos tumores possui crescimento lento e silencioso. Ou seja, se os homens deixam de fazer as consultas e exames preventivos anuais, podem acabar descobrindo a doença quando já está avançada.

 

Na prática, isso significa que as taxas de cura, que chegam a 90%, já não são mais possíveis, permitindo apenas o controle da neoplasia por meio de diferentes tratamentos.

 

Para explicar melhor sobre este assunto, conversamos com o oncologista clínico, Dr. Bruno Batista. Acompanhe e saiba mais!

Novembro Azul: por que os homens não podem deixar de fazer a prevenção do câncer de próstata?
05/11/2021

Novembro Azul: por que os homens não podem deixar de fazer a prevenção do câncer de próstata?

Neste mês, a cor azul ganha destaque, para chamar a atenção sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. O movimento mundial, chamado Novembro Azul, teve origem em 2003, na Austrália, e chegou ao Brasil em 2011, coordenado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida. Ou seja, está completando 10 anos no país e é de extrema importância.

 

Isso porque os tumores prostáticos malignos são os tipos mais comuns nos homens, responsáveis por cerca de 29% dos diagnósticos de câncer entre os brasileiros. Em contrapartida, muitos deixam de realizar as ações de prevenção, que promovem a detecção precoce e elevam as chances de cura.

 

Por isso, neste Novembro Azul, que este ano tem como mote “Cuide do que é seu”, conversamos com o urologista, Dr. Antonio Brunetto Neto, sobre diferentes aspectos da doença. Confira o post e saiba mais!