Setembro Dourado: saiba o que é o câncer infantojuvenil, tipos, diagnóstico e sintomas
20/09/2021

As estatísticas apontam o câncer como a doença que mais mata crianças e adolescentes de 1 a 19 anos no Brasil. No mundo todo, a cada ano, 160 mil crianças são diagnosticadas com câncer, sendo cerca de 12 mil em nosso país. Porém, a boa notícia é ações específicas da saúde ajudam a subir os índices de cura, que já chegam a 80% dos casos.

Para isso, no entanto, é preciso combinar dois fatores importantes: diagnóstico precoce e tratamento correto. E é para alcançar essa combinação de sucesso no maior número de crianças afetadas pela doença que consideramos fundamental transmitir todo o conhecimento possível sobre o câncer infantil para a população.

Neste Setembro Dourado, mês de conscientização do câncer infantojuvenil, conversamos com a oncologista pediátrica, Dra Ana Luiza de Melo Rodrigues. Confira o artigo e saiba mais sobre este assunto!

Psico-oncologia: no que consiste e como auxilia os pacientes oncológicos
10/09/2021

Psico-oncologia: no que consiste e como auxilia os pacientes oncológicos

A notícia sobre um diagnóstico de câncer nunca é recebida de forma tranquila pelo paciente. Pelo contrário, é muito comum que o mesmo tenha sentimentos de medo, angústia, tristeza ou revolta, levando a um período de introspecção e assimilação sobre a nova condição. Porém, se eles não amenizarem com o passar dos dias, é importante procurar auxílio psicológico especializado, denominado psico-oncologia, para o ajudar a entender e lidar com as emoções.

Dessa forma, o tratamento pode ser realizado com melhor aceitação, confiança, motivação, coragem e determinação em tudo o que o envolve, como efeitos colaterais, alterações na rotina, mudanças corporais e acompanhamento médico constante. Afinal, a maneira como se lida com a própria doença impacta diretamente nos resultados, na condução de cada etapa e na recuperação.

Para esclarecer sobre este assunto, conversamos com a psico-oncologista, Michelle Servelhere. Acompanhe o post e saiba mais!

Destaques da ASCO 2021 para os tumores de esôfago e estômago
27/08/2021

Destaques da ASCO 2021 para os tumores de esôfago e estômago

Uns dos destaques da última edição do Congresso Americano de Oncologia Clínica (ASCO), que ocorreu de forma virtual pelo segundo ano consecutivo devido à pandemia de COVID-19, foram os tumores de esôfago e estômago.

Nesta edição foram apresentados estudos sobre o tratamento do câncer de esôfago e estômago avançados, ou seja, quando a doença já se espalhou para outros órgãos, e o emprego da imunoterapia no tratamento de primeira linha dessas doenças. Também foi apresentada a atualização de um estudo sobre imunoterapia e câncer de esôfago no cenário adjuvante.

Para falar sobre o assunto, conversamos com o oncologista clínico, Dr. Rafael Vanin de Moraes. Acompanhe o artigo e saiba mais sobre o assunto.

Como fortalecer o sistema imunológico pela alimentação?  Confira algumas dicas para incluir na dieta!
20/08/2021

Como fortalecer o sistema imunológico pela alimentação? Confira algumas dicas para incluir na dieta!

Nessa época do ano, em que as temperaturas são mais frias, existe uma preocupação com a queda da imunidade, pois isso favorece a entrada de doenças respiratórias e outras. Além disso, no atual cenário de pandemia em que estamos vivendo, fortalecer o sistema imunológico é fundamental.

Mas afinal, como fazer isso por meio da alimentação? Pensando em auxiliar as pessoas nesse processo, conversamos com a nutricionista, Renata Chavoni Zago, que listou alguns alimentos a serem inseridos na dieta com o objetivo de elevar a imunidade, trazendo saúde e proteção contra as mais diversas enfermidades. Confira quais são eles!