Centro de Oncologia

Agende sua
Consulta

×
  • BLOG


nosso blog

Leucemia mieloide crônica (LMC): conheça esse tipo de câncer com o qual é possível viver normalmente desde que tratado
26/02/2021

Leucemia mieloide crônica (LMC): conheça esse tipo de câncer com o qual é possível viver normalmente desde que tratado

Quando se fala em leucemia, é comum que as pessoas fiquem temerosas por a considerarem um tipo de câncer agressivo. Entretanto, isso nem sempre é verdadeiro, já que essa neoplasia, a qual afeta os glóbulos brancos do sangue, é dividida em diferentes subtipos. Entre eles está a leucemia mieloide crônica (LMC), que difere dos outros tipos pela sua evolução lenta, entre outros fatores.

 

Muitos pacientes vivem normalmente mesmo com a presença da LMC. Vale frisar que isso pode ocorrer desde que se faça o acompanhamento médico e os tratamentos adequados. Para desmistificar o assunto, conversamos com a onco-hematologista, Dra. Caroline Cunha Bernardi, que explicou alguns detalhes importantes sobre a doença. Confira!

4 tipos de alimentos que ajudam a reduzir a náusea durante a quimioterapia
21/02/2021

4 tipos de alimentos que ajudam a reduzir a náusea durante a quimioterapia

O enjoo e a náusea são efeitos colaterais comuns da quimioterapia, os quais, além de serem minimizados com medicamentos prescritos pelos oncologistas, também podem ser reduzidos por meio da alimentação.

 

Com a ajuda da nutricionista do nosso Centro de Wellness, Renata Carolyne Chavoni Zago, listamos alguns alimentos que podem ajudar nesse processo. Confira o post e saiba quais são eles!

Leucemia infantil: saiba mais sobre o principal tipo de câncer que ocorre na infância
12/02/2021

Leucemia infantil: saiba mais sobre o principal tipo de câncer que ocorre na infância

A leucemia é o principal câncer da infância e origina-se na medula óssea, encontrada no interior dos ossos, local de produção de todas as células do sangue. A doença é causada pela proliferação descontrolada de células anormais, que não cumprem sua função original e prejudicam a produção de células com funcionamento normal.

 

Ainda são desconhecidos os mecanismos causadores da leucemia na maior parte das crianças, porém já houve diversos avanços no conhecimento de alterações genéticas e moleculares presentes nestas células anormais, o que auxilia no tratamento adequado e gera melhora nas taxas de cura.

 

Para esclarecer sobre esse assunto tão importante e ao mesmo delicado para pais e familiares, conversamos com a oncologista pediátrica do Centro de Oncologia do Paraná, Dra. Alejandra Adriana Cardoso de Castro. Confira!

Paciente oncológico pode tomar a vacina da Covid-19?
03/02/2021

Paciente oncológico pode tomar a vacina da Covid-19?

Desde que as vacinas contra a Covid-19 chegaram ao Brasil, uma das dúvidas mais comuns entre os pacientes oncológicos é se devem tomá-las ou não. Afinal, durante o tratamento do câncer, é preciso ter uma série de cuidados especiais, pois o organismo normalmente fica com a imunidade prejudicada devido aos diferentes protocolos aplicados, como quimioterapia e radioterapia, entre outros.

 

No entanto, quando se trata de imunização contra o coronavírus, é indicado que a mesma seja feita tanto por aqueles que se encontram no processo de tratamento quanto pelos que já passaram por ele.

 

Saiba mais sobre o assunto no post!