Câncer ósseo infantil: conheça a doença que tem características bem distintas desta neoplasia em adultos
11/05/2021

O câncer ósseo infantil é uma doença com características bem diferentes dos tumores dos ossos em adultos. Para começar, normalmente é decorrente de mutações espontâneas nas células e não de ações ambientais. Além disso, a evolução da neoplasia e as respostas aos tratamentos também podem variar muito.

Por isso, a oncologia pediátrica, que atende crianças e adolescentes até os 19 anos de idade, é uma especialidade independente. O tratamento desse tipo de câncer é um dos principais exemplos da importância dos cuidados multidisciplinares.

Vale frisar também que o câncer ósseo primário em adultos, o qual se origina no próprio osso, é menos comum do que na pediatria e mais visto em casos secundários, como metástases.

Para falar sobre a doença, a qual os pais e responsáveis devem estar atentos, conversamos com a oncologista pediátrica, Dra. Roberta Abreu de Figueiredo. Acompanhe o post e saiba mais sobre o assunto!

Abril Lilás: mês de combate ao câncer de testículo
30/04/2021

Abril Lilás: mês de combate ao câncer de testículo

O mês de abril também é lilás para conscientizar sobre o câncer de testículo. Apesar das taxas da doença serem relativamente baixas, trata-se de um tumor que acomete homens em todas as faixas etárias, sendo mais comum em jovens com idade entre 15 e 35 anos e raro em crianças.

Para esclarecer alguns tópicos importantes sobre o assunto, conversamos com o urologista Dr. Antonio Brunetto Neto. Acompanhe e saiba mais sobre a doença.

Abril Vermelho e Branco: Prevenção ao Câncer de Cabeça e Pescoço
22/04/2021

Abril Vermelho e Branco: Prevenção ao Câncer de Cabeça e Pescoço

Os tumores da cabeça e do pescoço incluem uma série de neoplasias que podem acometer as estruturas desta região, como pele, mucosas, glândulas salivares, linfonodos, vasos sanguíneos, nervos, tecido muscular, tecido adiposo e tecido ósseo.

Um dado relevante é que 90% dos casos desse tipo de câncer correspondem ao carcinoma epidermóide ou também conhecido como carcinoma espinocelular. Além disso, os locais mais acometidos são os lábios e a cavidade oral, seguido pelos tumores de laringe e orofaringe.

Para falar sobre a doença, a qual em muitos casos pode ser prevenida com mudanças de hábitos, conversamos com a cirurgiã oncológica com foco em tumores de cabeça e pescoço, Dra. Debora Mattana V. Teixeira. Confira!

Abril Amarelo: 4 perguntas frequentes sobre o câncer ósseo
16/04/2021

Abril Amarelo: 4 perguntas frequentes sobre o câncer ósseo

O mês de abril ganhou a cor amarela para conscientizar sobre os tumores ósseos. Apesar de raros, eles podem acometer, de forma agressiva, desde crianças até idosos. Podem ser primários, ao se iniciarem no próprio osso, ou surgirem a partir de metástases de outros órgãos.

A falta de informação é um dos principais inimigos quando se trata do diagnóstico precoce, o qual contribui para o alto índice de mortalidade pela doença. Nesse contexto, para alertar sobre as neoplasias ósseas, conversamos com a oncologista ortopédica, Dra. Maria Olivia V.D.O Sallum, e listamos 4 perguntas e respostas frequentes sobre a doença. Confira!