Dezembro Laranja: o que você precisa saber sobre o câncer de pele
05/12/2022

Dezembro Laranja: o que você precisa saber sobre o câncer de pele

O câncer de pele é o tipo mais comum no Brasil, sendo responsável por mais de 30% dos diagnósticos.

Um dos motivos para esse número é a alta incidência solar durante todo o ano, deixando os brasileiros mais suscetíveis a esses tumores, especialmente o tipo não melanoma.

Para esclarecer alguns aspectos importantes sobre a doença, de forma a conscientizar as pessoas sobre prevenção e diagnóstico precoce, conversamos com a dermatologista, Dra. Ana Carolina Peters Nogueira. Confira o conteúdo e fique por dentro.

Quais são os tipos de tratamento para o câncer de próstata?
28/11/2022

Quais são os tipos de tratamento para o câncer de próstata?

Assim como os mais diversos tipos de neoplasias, o câncer de próstata não é uma doença única, mas um conjunto de tumores com características distintas. Por esse motivo, quando falamos em tratamento, existem diferentes protocolos a serem indicados, os quais variam de acordo com certos critérios.

Na prática, no momento em que um paciente é diagnosticado, os urologistas, radioterapeutas e oncologistas clínicos devem traçar um panorama a respeito de características próprias do tumor como grau de agressividade, disseminação para outros órgãos, comorbidades, sintomas urinários, entre outras informações que guiarão as condutas.

No conteúdo de hoje, que contou com a participação do oncologista clínico, Dr. Bruno Batista, listamos os tipos de tratamentos existentes, que podem ser feitos juntos ou de forma isolada. Confira e fique por dentro.

O que é vigilância ativa do câncer de próstata?
23/11/2022

O que é vigilância ativa do câncer de próstata?

O câncer de próstata pode se apresentar de diversas maneiras – desde uma doença agressiva, e que pode levar o paciente à morte, até uma doença de pequeno volume, confinada à próstata, e de baixa agressividade.

Nesse cenário, alguns pacientes diagnosticados não precisam realizar tratamentos imediatos, podendo ser monitorados e acompanhados com exames periódicos, em doenças pouco agressivas, pela chamada vigilância ativa.

Para esclarecer do que se trata essa conduta, conversamos com o urologista, Dr. Daniel Elias Carara. Confira o conteúdo e entenda.

É possível prevenir o câncer de próstata?
14/11/2022

É possível prevenir o câncer de próstata?

A resposta é sim. Muitos casos de câncer de próstata poderiam ser evitados a partir de informações sobre prevenção e a importância de adotar um estilo de vida saudável.

Com a campanha Novembro Azul, busca-se não apenas chamar a atenção para este tipo de tumor, que é o mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma, mas também desmistificar o preconceito sobre o rastreamento da doença.

Para auxiliar neste sentido, conversamos com o oncologista clínico, Dr. Carlos Stecca, que sinalizou quatro atitudes que ajudam a prevenir o câncer de próstata. Confira a seguir!