25/11/2019 20:11

O câncer de próstata se manifesta de diferentes maneiras: entenda

Assim como outros tipos de câncer, o câncer de próstata é uma doença que se manifesta de diferentes maneiras. Enquanto alguns tumores são agressivos, de crescimento acelerado e com potencial de gerar metástases, outros apresentam doenças indolentes, que nunca desenvolverão sintomas ou trarão riscos ao paciente.

Após o diagnóstico, algumas características do tumor são analisadas, com o objetivo de identificar o grau de agressividade e a conduta médica mais adequada. Em geral também são levados em conta a idade do paciente, características do tumor e os valores indicados no exame de PSA no sangue. Nos casos em que a doença apresenta pouca agressividade, é possível optar por uma estratégia de vigilância.

Isso quer dizer monitorar o paciente constantemente por meio de exames de PSA e, caso apresentem alterações significativas, discute-se novas abordagens. Já nos casos de maior agressividade, as opções de tratamento mais comuns são cirurgia com retirada da próstata e/ou radioterapia da pelve, além de alternativas utilizando-se ondas de ultrassom e outras técnicas ablativas.

Evolução do tratamento do câncer de próstata

"O tratamento do câncer de próstata evoluiu muito nos últimos anos. Pesquisadores publicam novos estudos em velocidade admirável, enriquecendo o armamentário das drogas utilizadas no combate da doença. A hormonioterapia, quimioterapia, além de drogas de nova geração, possibilitam o tratamento mesmo em fases avançadas da doença. Além disso, a avaliação genética encontra-se em expansão, buscando individualizar o tratamento, algo como escolher qual droga responde melhor em cada organismo", comenta o uro-oncologista do Centro de Oncologia do Paraná, Dr. Antônio Brunetto Neto.

Quando diagnosticado precocemente, o câncer de próstata tem grandes chances de cura. Previna-se ou conscientize quem você ama! Para auxiliar no esclarecimentos de dúvidas, prevenção e diagnóstico da doença, o Centro de Oncologia do Paraná conta com um corpo clínico altamente qualificado.

Gostou do nosso artigo sobre o câncer de próstata? Quer saber mais sobre outros assuntos relacionados? Então curta o nosso Facebook e acompanhe as notícias!

Galeria de fotos

O câncer de próstata se manifesta de diferentes maneiras: entenda