15/03/2021 09:03

Março Azul-Marinho: mês de prevenção do câncer colorretal

Março é Azul-Marinho para alertar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal. Segundo estatísticas, esse é o segundo tipo de tumor mais frequente entre homens e mulheres, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

Para falar sobre a doença, principais fatores de risco, bem como sintomas e diagnóstico, conversamos com a oncologista clínica do Centro de Oncologia do Paraná, Dra. Fabiana Deffune Flenik.

Acompanhe o artigo e saiba mais sobre o assunto!

O que é o câncer colorretal

O câncer colorretal consiste nos tumores que atingem o cólon e o reto. Para contextualizar, o cólon se divide em quatro partes: ascendente (situada no lado direito do abdômen), transverso (na parte superior), descendente e sigmoide (situadas no lado esquerdo do abdômen).

Ele é a parte do intestino grosso que comunica o intestino delgado (formado pelo jejuno e íleo) com o reto, sendo a parte do aparelho digestivo responsável por absorver a água, permitindo a formação do bolo fecal.

Algumas doenças podem afetar esse órgão, sendo as mais comuns os tumores, classificados como benignos ou malignos. Esse tipo de câncer atinge homens e mulheres, geralmente após os 50 anos. Desenvolve-se de forma lenta e silenciosa, na mesma medida em que tem altas chances de cura se diagnosticado em estágio inicial.

Principais fatores de risco para a doença

Com exceção de síndromes genéticas e histórico familiar, o câncer colorretal é um tipo de tumor que pode ser prevenido por meio de determinados hábitos e comportamentos. Para que você entenda melhor, os principais fatores de risco para a doença são:

- idade igual ou acima de 50 anos;

- alimentação rica em gorduras, hipercalórica e pobre em fibras;

- histórico pessoal ou familiar de pólipos e doenças inflamatórias intestinais;

- histórico familiar de câncer de intestino, ovário, útero ou mama;

- consumo de carnes processadas, como salsicha, mortadela, linguiça, presunto, peito de peru e salame;

- ingestão acima de 500g de carne vermelha cozida por semana;

- tabagismo e consumo excessivo de bebidas alcoólicas;

- excesso de peso corporal;

- sedentarismo.

Pelo que você viu, investir em alimentação saudável e exercícios físicos para manter o corpo saudável são condutas importantes para evitar o câncer colorretal.

Sintomas do câncer de cólon e reto

Como citamos, os tumores que afetam o cólon e o reto costumam ter desenvolvimento lento, o que torna possível a detecção precoce e a cura dos pacientes. No entanto, além da realização de consultas e exames de rastreamento periódicos, é importante ficar atento a sintomas como:

- sangue nas fezes;

- alteração do hábito intestinal (diarreia e prisão de ventre alternados);

-  dor ou desconforto abdominal;

- fraqueza e anemia;

- perda de peso sem causa aparente;

- alteração na forma das fezes (fezes muito finas e compridas);

- massa (tumoração) abdominal.

Esses sinais são inespecíficos, mas se tornam um alerta quando iniciam e, principalmente, se persistem por alguns dias. Nesse caso, o rastreamento da doença deve ser feito através de exames laboratoriais e/ou radiológicos.

No caso específico de tumores de cólon e reto, eles podem ser detectados precocemente com o auxílio de dois exames principais: pesquisa de sangue oculto nas fezes e endoscopias (colonoscopia ou retossigmoidoscopias). Mas esse é um assunto para os próximos conteúdos.

Se você gostou desse artigo, acompanhe as nossas redes sociais para saber mais sobre esse e outros assuntos.