26/11/2021 13:11

Inovações no tratamento do câncer de próstata

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), um em cada seis homens terá câncer de próstata ao longo da vida. Esse é o segundo tipo de neoplasia mais frequente entre eles, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Em contrapartida, o tratamento da doença vem avançando amplamente nos últimos anos, tanto no cenário avançado quanto metastático.

Isso envolve terapias sistêmicas e também cirúrgicas. Neste Novembro Azul, para que mais pessoas saibam sobre o assunto, conversamos com o oncologista clínico, Dr. Carlos Stecca. Acompanhe o conteúdo e fique por dentro!

Quais tratamentos sistêmicos para o câncer de próstata tiveram destaque em 2021?

Algumas das principais novidades deste ano são relacionadas a estudos apresentados durante o ESMO 2021, um dos congressos de oncologia mais importantes do mundo. Um dos trabalhos, o multi-braços STAMPEDE, focou nos pacientes com doença localizada de alto risco.

Neste caso, o tratamento padrão, que envolve radioterapia e supressão da testosterona através do bloqueio hormonal, foi somado ao medicamento abiraterona, que bloqueia a produção da testosterona na glândula suprarrenal.

A associação destes tratamentos mostrou uma redução significativa no risco de morte na ordem de 40%. Aos seis anos, houve a demonstração de que 86% dos pacientes do braço experimental estavam vivos, em comparação com 77% daqueles que receberam a terapia padrão. Resultados como esses apontam uma mudança na prática clínica para o grupo de homens com algumas características de maior risco.

Já em relação aos pacientes com doença metastática, tivemos a atualização da sobrevida global do estudo PEACE-1 comparando os grupos que receberam a terapia padrao, composta de supressão androgênica e docetaxel, associado ou não a abiraterona.

Os resultados confirmaram um ganho significativo na sobrevida global, favorecendo os pacientes randomizados para a terapia tripla. Os achados foram consistentes nos quase três-quartos dos pacientes com doença de alto volume, de acordo com os critérios do CHAARTED.

Enquanto na terapia padrão a sobrevida foi de 3.5 anos, aqueles que receberam a adição da abiraterona tiveram uma sobrevida mediana de 5.1 anos. Baseados nestes resultados, podemos concluir que pacientes com uma doença metastática, castração sensível, de alto volume, merecem a terapia tríplice.

Há também a teranóstica, um conceito que alia diagnóstico e tratamento, que utiliza marcadores radioativos que identificam os tumores, ao mesmo tempo em que carregam uma medicação capaz de trata-lo. Nesse contexto, o estudo de fase III VISION, avaliou o papel do radioligante lutécio-177-PSMA-617 para pacientes com câncer de próstata castração resistente e previamente tratados. A pesquisa, apresentada na última edição da ASCO, mostrou resultados positivos sobrevida livre de progressão radiológica e sobrevida global, seus dois end points primários.

Em relação às cirurgias do câncer de próstata, quais as principais inovações?

O que se tem de mais novo no campo cirúrgico é a cirurgia robótica, a qual se utiliza de plataformas robóticas para a realização de procedimentos minimamente invasivos, mais precisos e com vantagens importantes para os pacientes. Entre elas estão a minimização das chances de disfunção erétil, menor tempo de hospitalização e  recuperação mais rápida, possibilitando o retorno às atividades de rotina.

Vale ressaltar que, neste caso, não é um robô realizando a cirurgia, e sim obedecendo aos comandos do cirurgião que, sentado num console, transmite os movimentos aos braços robóticos.

Para o futuro, se espera ainda mais inovações relacionadas ao tratamento do câncer de próstata, que, assim como outros tipos de tumores, quando diagnosticado em estágios iniciais, possui taxas de cura mais altas, chegando a 90%.

Se você gostou deste conteúdo, compartilhe em suas redes sociais! Para saber mais sobre este e outros assuntos, continue acompanhando o nosso blog!