14/01/2022 14:01

Câncer de colo do útero: saiba mais sobre os estágios e tipos da doença

O colo do útero é a parte inferior do útero, localizado entre o fundo da vagina e o corpo do útero. É uma região sensível, que fica exposta a vários agressores, principalmente durante as relações sexuais. Entre eles está o papilomavírus humano (HPV), o qual tem a capacidade de infectar a mucosa. O câncer do colo do útero está associado à infecção persistente por subtipos oncogênicos do vírus HPV, especialmente o HPV-16 e o HPV-18, responsáveis por cerca de 70% dos casos.

Nesse sentido, questões comuns são o tempo de desenvolvimento do câncer de colo do útero e os tipos da doença. Para esclarecer este assunto, conversamos com a cirurgiã oncológica com foco em tumores ginecológicos, Dra. Nayara Greselle. Acompanhe o conteúdo e saiba mais.

Em quanto tempo o câncer de colo do útero se desenvolve?

Não há uma resposta exata para esta pergunta. O tempo para desenvolvimento do câncer depende, principalmente, do estado imunológico da paciente, subtipo do HPV e presença de outros fatores, como tabagismo.

O colo uterino é revestido por várias camadas de células epiteliais. O HPV causa alterações intracelulares progressivas. Quando a desordem celular ocorre nas camadas mais basais, ou superficiais, do epitélio que recobre o colo uterino, estamos diante de uma Neoplasia Intra-Epitelial Cervical de Baixo Grau (NIC I - lesão de baixo grau de malignidade).  Com o avanço desta desorganização celular em mais de 2/3, ou, até o desarranjo observado em todas as camadas, temos a Neoplasia Intra-epitelial de Alto Grau (NIC II e NIC III).

Estas lesões são pré malignas, precursoras do câncer de colo uterino. Geralmente, nestes estágios da doença a paciente não apresenta nenhum sintoma. Logo, é extremamente importante realizar o exame preventivo (Exame de Papanicolau) de rotina para poder diagnosticar a patologia e, assim, realizar o tratamento adequado de cada fase, evitando que estas lesões evoluam para o câncer.

Tipos de câncer de colo do útero

Os principais tipos de câncer de colo do útero são o carcinoma espinocelular e o adenocarcinoma. Veja alguns detalhes sobre eles:

• >70% dos cânceres de colo do útero se desenvolvem a partir de células do exocervice, parte externa do colo uterino, e são denominados como carcinomas espinocelulares (CEC).
  • O segundo subtipo mais prevalente é denominado como adenocarcinoma, que se desenvolve a partir de células glandulares presentes na parte mais interna do colo uterino.
  • Outros tipos de câncer também pode se desenvolver na região, porém são menos frequentes. Por exemplo, carcinomas mistos, melanoma, sarcoma e linfoma.

Como citamos no post anterior, o maior causador desta neoplasia é o HPV, considerado uma doença sexualmente transmissível. Portanto, muitos casos poderiam ser evitados a partir de ações simples. Além disso, o diagnóstico precoce é possível, pois como você viu, o câncer de colo do útero se desenvolve lentamente.

Fique atenta à própria saúde e conscientize quem você gosta. Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais!