Centro de Oncologia

Agende sua
Consulta

×
  • >
  • BLOG


nosso blog

21/07/2022 16:07

Como prevenir o câncer? Conheça 8 ações importantes

Em conteúdos anteriores, já falamos sobre o que é o câncer, seus diferentes tipos, sintomas, fatores de risco, tratamentos e outros temas. Como se trata de um conjunto de mais de 100 doenças, cada uma delas possui suas próprias características, por isso não é possível generalizar vários aspectos.

 

No entanto, um fator que vale para a maioria das neoplasias é a possibilidade de prevenção com a implementação de alguns hábitos e mudanças de outros.

 

Mas afinal, como prevenir o câncer na prática? Para te ajudar a reduzir os riscos para a doença, conversamos com a oncologista clínica, Dra. Raquel Cristina Dalagnol, que listou 8 ações importantes. Confira o conteúdo e aprenda!

 

1.        Não fume ou pare de fumar

 

Essa é a ação mais importante para prevenir diversas neoplasias, como as de pulmão, cabeça e pescoço, bexiga, pâncreas e esôfago. Ao fumar, o tabagista insere dentro do seu organismo mais de 4.700 substâncias tóxicas, dentre as quais muitas são cancerígenas. Por isso, se você for fumante, sempre é tempo de deixar esse hábito. Inclusive, é possível contar com ajuda médica para conquistar este objetivo.

 

2.         Se alimente bem

 

Ter uma dieta rica alimentos de origem vegetal, como frutas, legumes, verduras, cereais e grãos, ao mesmo tempo que se evita os processados, carnes vermelhas em excesso, gorduras e açúcares, ajuda a prevenir o câncer. Afinal, o corpo fica bem nutrido e o sistema imunológico mais forte. Além disso, uma boa alimentação ajuda a evitar o sobrepeso e a obesidade, fatores de risco para diferentes tipos de tumores, como os de mama, colorretal, estômago, rim, fígado, ovário e pâncreas.

 

3.         Evite a ingestão de bebidas alcoólicas

 

O consumo de bebidas alcoólicas, em qualquer quantidade ou tipo, é um fator de risco para diversos tipos de câncer, incluindo os de boca, esôfago e colorretal. Além disso, combinar bebidas alcoólicas com o tabaco aumenta a possibilidade do surgimento de tumores.

 

4.         Mexa o seu corpo

 

A realização de atividades físicas regulares é um hábito muito importante para a prevenção do câncer. Fazer caminhadas, dança, corrida, musculação, ginástica e diversas outras práticas por, no mínimo, 150 horas por semana (o equivalente a meia hora de segunda à sexta-feira), auxilia de forma considerável a evitar o surgimento de tumores ou até mesmo recidivas.

 

5.         Mulheres a partir de 25 anos devem fazer o exame preventivo de Papanicolau

 

O exame de Papanicolau previne o câncer de colo de útero, um dos tipos mais comuns entre as mulheres, que pode ser detectado quando ainda não tem potencial cancerígeno. Ou seja, durante o exame, o médico pode encontrar lesões suspeitas, enviar para biópsia e realizar a retirada enquanto são benignas.

 

Além disso, neoplasias em estágios iniciais tem altas taxas de cura, o que requer acompanhamento ginecológico frequente.

 

6.         Vacine contra o HPV as meninas de 9 a 14 anos e os meninos de 11 a 14 anos

 

A vacinação contra o papilomavírus humano (HPV), disponível no SUS, também é preventiva contra o câncer do colo do útero. Por isso, vacine meninas de 9 a 14 anos e os meninos de 11 a 14 anos. Para mulheres com imunossupressão, vivendo com HIV/Aids ou transplantadas, a vacina é indicada até os 45 anos de idade.

 

7.         Faça a mamografia se tiver a partir de 40 anos de idade

 

Mulheres a partir dos 40 anos de idade precisam iniciar a mamografia de rotina para prevenir o câncer de mama. Aquelas com histórico familiar ou síndromes genéticas conhecidas devem começar o acompanhamento mais cedo. Por isso, consulte seu ginecologista ou mastologista e veja qual é a indicação para o seu caso.

 

8.         Evite a exposição excessiva ao Sol

 

A radiação ultravioleta (UV) do Sol tem efeito cumulativo e danoso sobre as células da pele, podendo levar à formação de tumores quando não há os cuidados necessários. Portanto, por melhor que seja ir à praia, piscina ou dar um passeio ao ar livre, é muito importante evitar os horários entre às 10h às 16h, quando os raios solares são mais prejudiciais. Além disso, usar protetor solar e acessórios que protejam são outras condutas indispensáveis para evitar o câncer de pele.

 

Como você viu, há diversas maneiras de prevenir o câncer. A mais importante delas é, certamente, realizar o acompanhamento médico e os checkups de rotina, tanto para a prevenção quanto para o diagnóstico precoce, essencial para os bons resultados do tratamento.

 

Caso esteja na hora de marcar as suas consultas preventivas, que tal fazer isso agora? Conheça o nosso corpo médico e realize o seu agendamento!

Comentários
Comentar


Outras notícias
Titulo do blog Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Quidem vero exercitationem unde veniam reiciendis debitis, quaerat, molestiae culpa, autem provident facere at ipsa facilis animi sit vitae quam tempore aspernatur.
Leia +
Titulo do blog Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Quidem vero exercitationem unde veniam reiciendis debitis, quaerat, molestiae culpa, autem provident facere at ipsa facilis animi sit vitae quam tempore aspernatur.
Leia +
Titulo do blog Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Quidem vero exercitationem unde veniam reiciendis debitis, quaerat, molestiae culpa, autem provident facere at ipsa facilis animi sit vitae quam tempore aspernatur.
Leia +