Centro de Oncologia

Agende sua
Consulta

×
  • BLOG


nosso blog

Hormonioterapia para o câncer de mama: entenda como funciona este tratamento
06/08/2021

Hormonioterapia para o câncer de mama: entenda como funciona este tratamento

O câncer de mama é o tipo mais prevalente entre as mulheres de todo o mundo. No entanto, ele não se trata de uma única doença, mas é composto por diversos subtipos celulares e histológicos, para os quais são empregados diferentes tipos de tratamento. Alguns tumores mamários dependem dos hormônios femininos produzidos pelo organismo, o estrogênio e a progesterona, para crescerem e se disseminarem. Para estes casos, é indicada a hormonioterapia.

 

Trata-se de um tratamento sistêmico, ou seja, que atinge células cancerígenas em qualquer parte do corpo e não apenas na mama.

 

Para falar sobre esse importante assunto, que envolve um protocolo voltado para a maioria das neoplasias da mama diagnosticados, conversamos com a oncologista clínica, Dra. Emanuella Poyer. Confira!

Hormonioterapia e câncer de próstata
30/07/2021

Hormonioterapia e câncer de próstata

A próstata é uma glândula masculina localizada abaixo da bexiga, a qual tem como função produzir boa parte do líquido seminal. Os hormônios masculinos, em especial a testosterona, desempenham um papel importante em sua regulação normal.

 

Como é de se esperar, o câncer de próstata depende da testosterona para se proliferar (crescer). Dessa forma, uma maneira de se tratar os tumores prostáticos é utilizando a hormonioterapia, que visa diminuir os níveis desse hormônio, impedindo que as células cancerígenas se multipliquem, bem como favorecendo a morte das mesmas.

 

Para esclarecer algumas questões sobre este tratamento, conversamos com o oncologista clínico, Dr. Bruno Batista. Acompanhe o post e saiba mais sobre o assunto!

Destaques da ASCO 2021 para tumores geniturinários
09/07/2021

Destaques da ASCO 2021 para tumores geniturinários

No post anterior, abordarmos as novidades apresentadas na ASCO 2021 relacionadas ao câncer de pulmão. Dando sequência ao assunto, conversamos com o oncologista clínico, Dr. Bruno Batista, que participou do congresso e trouxe também os destaques relacionados aos tumores geniturinários. Confira o conteúdo e saiba mais sobre o assunto!

Novidades do ASCO 2021 para o câncer de pulmão
06/07/2021

Novidades do ASCO 2021 para o câncer de pulmão

O câncer de pulmão é o que apresenta a maior taxa de mortalidade no mundo. Entretanto, importantes inovações relacionadas ao seu tratamento vêm surgindo nos últimos anos, com o objetivo de elevar as taxas de cura e reduzir as chances de recidivas.

 

O oncologista clínico, Dr. Bruno Batista, participou do maior congresso sobre câncer no mundo, o ASCO Anual Meeting edição 2021, e listou algumas novidades relacionadas às neoplasias pulmonares. Confira o conteúdo e saiba quais são elas!