Julho Verde: mitos e verdades do câncer de cabeça a pescoço
21/07/2021

Julho Verde: mitos e verdades do câncer de cabeça a pescoço

Julho é o mês de conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço, neoplasia que atinge as regiões da boca (cavidade oral), faringe, laringe, cavidade nasal e seios paranasais, bem como glândulas salivares e tireoide. As estatísticas mostram que cerca de 700 mil casos são registrados anualmente, envolvendo todas essas áreas.

Outro dado alarmante é que, de acordo com estudos realizados pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), seis em cada dez pacientes com esses tumores malignos já foram diagnosticados com a doença em estágios avançados, reduzindo de forma importante as taxas de cura. Em contrapartida, quando o diagnóstico é feito de forma precoce, os índices de cura chegam a 90%.

Para esclarecermos alguns aspectos sobre a doença, listamos 6 mitos e verdade sobre a mesma, com o auxílio da cirurgiã oncológica e cirurgiã de cabeça e pescoço, Dra. Mariana Escani Guerra. Confira e saiba mais sobre o assunto!

Melanoma: tipos, diagnóstico, tratamentos e inovações da forma mais agressiva do câncer de pele
21/06/2021

O mês de junho ganhou a cor preta para conscientizar sobre o melanoma, tipo mais agressivo e letal do câncer de pele. Apesar de representar apenas 3% dos casos das neoplasias de pele no Brasil, é fundamental estar atento à ocorrência da doença, já que se diagnosticada em seus estágios iniciais possui altas taxas de cura.

No post anterior dedicado ao Junho Preto, falamos sobre o que é o melanoma, os fatores de risco de risco e os sintomas. Para darmos continuidade ao assunto, conversamos com o cirurgião oncológico, Dr. Eurico Cleto Ribeiro de Campos, um dos autores do livro “Oncologia Cutânea”, que trata os principais tipos da doença, sobre como é feito o diagnóstico, os tratamentos e as inovações. Confira!

Junho Preto: mês de combate ao melanoma, forma mais letal do câncer de pele
11/06/2021

Junho Preto: mês de combate ao melanoma, forma mais letal do câncer de pele

Apesar dos esforços das entidades médicas e científicas mundiais, a incidência e mortalidade pelo melanoma continuam aumentando. Por esse motivo, foi criado o Junho Preto, mês de conscientização sobre a doença.

Apesar do câncer de pele do tipo melanoma representar apenas 3% dos casos no Brasil, ele é bastante agressivo, ou seja, tende a gerar metástases para outras partes do corpo se diagnosticado em seus estágios mais avançados. Em contrapartida, se descoberto no início, é curável na maioria dos casos.

Para falar sobre a doença, seus fatores de risco e sintomas que auxiliam na detecção precoce, conversamos com o oncologista clínico, Dr. Rafael Vanin de Moraes.

Maio Vermelho: tabagismo e etilismo são os principais fatores de risco para o câncer de boca
18/05/2021

No Maio Vermelho, mês de combate ao câncer de boca, é fundamental alertarmos para esta doença, a qual pode ser prevenida a partir de mudanças de hábitos.

De modo geral, câncer de boca é o nome dado ao conjunto de tumores que podem acometer o lábio, a língua, a gengiva, o assoalho da boca e o palato (céu da boca). Ele surge com aspecto de aftas mais profundas, úlceras e lesões elevadas, irregulares e sangrantes.

Se você chegou até aqui, provavelmente é porque está buscando mais informações a respeito. Neste caso, está no lugar certo. Acompanhe o nosso post, que contou com a participação da cirurgiã oncológica de cabeça e pescoço, Dra.  Mariana Escani Guerra.