Câncer colorretal: fatores de risco, sintomas e inovações
21/09/2020

Câncer colorretal: fatores de risco, sintomas e inovações

O câncer colorretal, tumor maligno que se instala no reto e intestino grosso, é o terceiro mais frequente entre os homens, logo após os cânceres de próstata e pulmão. Na grande maioria dos casos, a doença tem origem a partir de pólipos que, ao longo da vida, sofrem alterações em suas células.

Isso significa que, se os indivíduos fizerem os exames preventivos necessários, é possível detectar e retirar possíveis pólipos quando ainda são benignos. Além disso, alguns fatores ambientais, que contribuem com o desenvolvimento da doença, podem ser evitados.

Pensando em conscientizar a todos sobre a importância da prevenção e de adquirir bons hábitos, desenvolvemos esse post, que conta com a participação do cirurgião oncológico do Centro de Oncologia do Paraná, Dr. Jeferson Luis Mattana.

Alerta para diagnósticos tardios de câncer em crianças e adolescentes durante a pandemia de COVID-19
10/09/2020

O mês de setembro ganha uma cor para lembrar o câncer infanto-juvenil. O dourado traz o brilho da alegria dos pequenos que, por vezes, infelizmente, se ofusca pela doença mais temida por todos, o câncer. As chances de cura são altas. Cerca de 80% se recuperam completamente, mas esse número pode ser afetado neste ano, uma vez que, diante da pandemia, os pais têm deixado para depois a rotina clínica dos filhos. Cerca de 300 mil casos de câncer são registrados anualmente em crianças e adolescentes de até 19 anos em todo o mundo. No Brasil, com mais de 12 mil casos ao ano, o câncer é a primeira causa de morte por doenças entre eles.

Inovações no tratamento do câncer do aparelho digestivo
04/09/2020

Inovações no tratamento do câncer do aparelho digestivo

O câncer do aparelho digestivo, que é muito prevalente entre homens e mulheres no Brasil, acomete todos os órgãos envolvidos na digestão dos alimentos, localizados desde a boca até o ânus, como estômago, faringe, esôfago, intestino, pâncreas e fígado.

Diante da importância do assunto, trouxemos as últimas inovações sobre o tratamento da doença, explicadas pelo cirurgião oncológico, Dr. Marciano Anghinoni, e pelo oncologista clínico, Dr. Guilherme Stelko Pereira,  ambos do Centro de Oncologia do Paraná.

Câncer de pulmão: inovações no diagnóstico e tratamento
28/08/2020

Câncer de pulmão: inovações no diagnóstico e tratamento

O Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima que, a cada ano do triênio 2020-2022, mais de 30 mil casos de câncer de pulmão serão detectados. Aliadas ao diagnóstico precoce, o que é fundamental para se elevar as chances de cura, estão as inovações da ciência e da medicina, as quais permitem um tratamento cada vez mais eficaz e personalizado.

O oncologista clínico, Dr. Bruno Batista, que acompanha pacientes com esse e outros tipos de tumores no Centro de Oncologia do Paraná, concedeu entrevista para o blog. Confira a seguir!