Novidades ASCO 2020 : Câncer do aparelho digestivo
03/07/2020

Novidades ASCO 2020 : Câncer do aparelho digestivo

No mês de maio, foi realizado o maior evento mundial de oncologia, o congresso da ASCO (Sociedade Americana de Oncologia Clínica). Anualmente, reúnem-se em Chicago (EUA) mais de 40 mil oncologistas de todo o mundo para apresentar e discutir os avanços no tratamento do câncer. Em razão da pandemia Covid-19, a última edição foi realizada de maneira virtual. O oncologista clínico Guilherme Stelko e o cirurgião oncológico Marciano Anghinoni, ambos do Centro de Oncologia do Paraná, participaram do congresso e trouxeram as novidades no tratamento dos tumores do aparelho digestivo. Confira!

Câncer de testículo: fique atento
27/05/2020

Câncer de testículo: fique atento

Estimativas recentes mostram que o câncer de testículo atingirá um em cada 250 homens ao longo da vida. Esse tipo de tumor é relativamente raro, com maior incidência durante a idade reprodutiva, entre 15 e 50 anos. Em algumas situações, a doença pode ser confundida com causas benignas, como por exemplo as orquiepididimites, que são inflamações nos testículos e nos epidídimos (canais que coletam e carregam o esperma).

Qual a relação entre Hepatite e Câncer no Fígado?
01/03/2020

Qual a relação entre Hepatite e Câncer no Fígado?

Hepatite é um termo para definir as doenças que causam inflamação no fígado. Existem muitas causas de hepatite, como o abuso de álcool, drogas, alguns tipos de medicamentos e alguns germes causadores de infecções. Uma das causas comuns de hepatites são os vírus. No Brasil, 70% das mortes por hepatites virais são decorrentes dos tipos mais comuns entre nós: a hepatite C, seguida pela hepatite B e a A. Esses tipos de hepatite podem ser transmitidos de pessoa para pessoa através do uso de agulhas e seringas contaminadas, relações sexuais, parto (mãe para o filho) ou transfusões de sangue.

Fevereiro Laranja: tudo o que você precisa saber sobre a leucemia
17/02/2020

Fevereiro Laranja: tudo o que você precisa saber sobre a leucemia

Fevereiro é o mês de alerta sobre a leucemia, doença maligna que atinge os glóbulos brancos do sangue. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que, para cada ano do biênio 2018/2019, sejam diagnosticados no Brasil 5.940 casos novos da doença em homens e 4.860 em mulheres, o que equivale a mais de 10 mil casos entre ambos os sexos. É importante frisar que as maiores taxas da doença se concentram no Sul, Sudeste e no estado do Tocantins.