Centro de Oncologia

Agende sua
Consulta

×
  • BLOG


nosso blog

Câncer de mama: quando iniciar o rastreamento da doença?
18/10/2021

Câncer de mama: quando iniciar o rastreamento da doença?

Os meses de outubro ganham a cor rosa para alertar sobre o câncer de mama, doença capaz de atingir todas as mulheres, independentemente do histórico familiar e outros fatores. Trata-se de uma neoplasia com taxas de cura que ultrapassam os 90%, se diagnosticada em estágios iniciais.

 

Nesse contexto, o início da pandemia de coronavírus levou muitas pacientes a deixarem de realizar suas consultas e exames de rotina. Para se ter ideia, estima-se que, em 2020, o número de mamografias realizadas foi 42% menos quando comparado a 2019.

 

Felizmente, com o avanço da vacinação, esta situação tem melhorado, mas, ainda assim, há mulheres que, por outros motivos, acabam postergando os cuidados com a saúde e estão sujeitas a tratamentos mais invasivos e índices de cura menores. Pensando em alertá-las sobre a importância da prevenção, conversamos com a mastologista, Dra. Keila Ribeiro Rodrigues. Confira. 

Outubro Rosa: conheça os fatores de risco, sintomas e tratamentos do câncer de mama
08/10/2021

Outubro Rosa: conheça os fatores de risco, sintomas e tratamentos do câncer de mama

O câncer de mama é o tipo de tumor mais frequente entre as mulheres de todo o mundo, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Nesse contexto, o Outubro Rosa tem o objetivo de conscientizar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença, que possibilitam taxas de cura de até 95%.

 

Para esclarecer alguns aspectos importantes desta neoplasia, conversamos com a oncologista clínica, Dra. Rayana Pecharki Postai. Acompanhe o post e saiba mais sobre o assunto!

Câncer de endométrio: diagnóstico precoce promove taxas de cura que ultrapassam 90%. Fique atenta!
30/09/2021

Câncer de endométrio: diagnóstico precoce promove taxas de cura que ultrapassam 90%. Fique atenta!

O endométrio é a parte interna do útero, local responsável pelo desenvolvimento do feto. Ele passa por diferentes espessuras durante o ciclo menstrual, de acordo com a variação da concentração de hormônios na corrente sanguínea.  Quando a mulher não engravida, ela libera no sangue uma parte do mesmo.

 

Este revestimento uterino também é uma das regiões do corpo da mulher que podem ser acometidas pelo câncer ginecológico, sendo inclusive um dos mais frequentes. Em contrapartida, se diagnosticado precocemente, tem altas taxas de cura.

 

Pensando em auxiliar as mulheres no conhecimento sobre a doença, conversamos com o cirurgião oncológico com foco no tratamento do câncer ginecológico, Dr. Fabio Fin. Confira o post e saiba mais sobre o assunto!

Tratamento do câncer infantojuvenil: conheça as opções
24/09/2021

Tratamento do câncer infantojuvenil: conheça as opções

No post anterior, abordamos o conceito de câncer infantojuvenil, seus fatores de risco, sintomas e diagnóstico. Para dar continuidade ao assunto neste Setembro Dourado, mês de conscientização sobre a doença, conversamos com a oncologista pediátrica, Dra. Ana Luiza Melo Rodrigues, a respeito dos tratamentos disponíveis.

 

Conforme a especialista, após a neoplasia ser diagnosticada, o médico discute com o paciente as opções de tratamento, que dependem do tipo e estágio do tumor, localização, estado de saúde geral e possíveis efeitos colaterais. Confira as principais opções no post!