Abril Azul Claro conscientiza sobre o câncer de esôfago
09/04/2021

Abril Azul Claro conscientiza sobre o câncer de esôfago

Abril é Azul Claro para conscientizar sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de esôfago. Trata-se de um órgão tubular oco, com cerca de 25 cm de comprimento, que faz parte do sistema digestivo. Por meio dele, os alimentos chegam ao estômago, sendo impulsionados por movimentos involuntários que promovem o seu avanço.

Normalmente, os tumores do esôfago começam a se desenvolver no revestimento interno do órgão, sendo assintomáticos. Isso faz com que dificilmente sejam descobertos quando estão em estágios iniciais, o que acaba por ocorrer, em muitos casos, de forma acidental ou quando se apresentam sintomas.

Apesar de incomum, esse tipo de neoplasia costuma ser agressiva, requerendo atenção a sinais e condutas preventivas por parte de homens e mulheres. Para falar sobre os tipos, sintomas e diagnóstico da doença, conversamos com o oncologista clínico, Dr. Rafael Vanin de Moraes.

Acompanhe e saiba mais sobre o assunto!

Preparando-se para uma cirurgia colorretal
31/03/2021

Preparando-se para uma cirurgia colorretal

No conteúdo anterior, relacionado ao Março Azul-Marinho, mês de prevenção do câncer colorretal, falamos sobre os tratamentos para esses tipos de tumores, os quais atingem a parte final do intestino, composta pelo cólon e reto.

Para o último post da série, conversamos com o cirurgião oncológico, Dr. William A. Casteleins, a respeito da preparação para o procedimento cirúrgico. Ele é a parte final de todo um processo que se inicia algumas semanas ou meses antes, com o objetivo de obter a maior segurança e sucesso possíveis. Confira e saiba mais sobre esse importante assunto!

Tratamento do câncer colorretal: protocolos e inovações
26/03/2021

Tratamento do câncer colorretal: protocolos e inovações

Ao longo dos conteúdos relacionados ao Março Azul-Marinho, mês de conscientização sobre o câncer colorretal, nós abordamos os fatores de risco, os sintomas e o diagnóstico da doença, a qual atinge o intestino grosso e o reto.

Para o último post da série especial criada para a data, conversamos com o cirurgião colorretal e do aparelho digestivo, Dr. Esdras Camargo A. Zanoni, sobre os tratamentos e as inovações para tratar esses tipos de tumores. Acompanhe e saiba mais sobre o assunto!

Câncer colorretal: conheça os principais sintomas e como é feito o diagnóstico
22/03/2021

Câncer colorretal: conheça os principais sintomas e como é feito o diagnóstico

O câncer colorretal, que atinge o intestino grosso e o reto, é o segundo tipo mais frequente entre homens e mulheres do Brasil. Por isso, o Março Azul-Marinho visa alertar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce desses tumores.

No conteúdo anterior falamos sobre o desenvolvimento da doença e os principais fatores de risco. Para darmos continuidade ao assunto, conversamos com a oncologista clínica, Dra. Rayana Pecharki A. Postai, sobre os sintomas e o rastreio dos tumores colorretais. Acompanhe e saiba mais sobre o assunto.