Exame Papanicolau e vacina contra o HPV: saiba mais sobre esses aliados contra o câncer de colo do útero
21/01/2021

Entre as particularidades do câncer de colo do útero estão o fato de ser um tumor que pode ser prevenido, pois depende, na grande maioria dos casos, da presença do papilomavírus humano, o HPV, para acontecer. Na mesma medida, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), esse é o quarto tipo de tumor com maior mortalidade entre as mulheres.

Há diferentes motivos para os números de pacientes afetadas pela doença não reduzirem, os quais envolvem preconceito, falta de informação e a baixa adesão à vacina, conforme mostramos no post anterior.

Sabendo dessa realidade e da importância da prevenção dessa doença, que atinge cerca de 570 mil mulheres por ano em todo o mundo, vamos falar sobre o exame de Papanicolau e a vacinação de meninas e meninos, sendo esse um procedimento preventivo essencial.

Confira e saiba mais sobre esse importante assunto!

Fatores de risco para o câncer de colo de útero
15/01/2021

Fatores de risco para o câncer de colo de útero

Você conhece os fatores de risco para o câncer de colo de útero? A maioria das pessoas responderia HPV, correto? Sim, está! Porém, existem fatores associados aos hábitos de vida que potencializam a oncogenicidade viral, aumentando as chances de desenvolvimento desta neoplasia.

Para abordarmos esse importante assunto, o qual envolve desde crianças até adultos de ambos os sexos, fizemos esse artigo, que contou com a participação do cirurgião oncológico do Centro de Oncologia do Paraná, Dr. William A. Casteleins. Confira!

Dezembro Laranja: conheça os alimentos que previnem o câncer de pele
30/12/2020

Dezembro Laranja: conheça os alimentos que previnem o câncer de pele

A alimentação faz parte dos fatores externos de prevenção do câncer, porém, quando se trata desse assunto, surgem muitas dúvidas sobre quais são os principais alimentos com papel protetor contra tumores e, principalmente, como e quanto deve-se inserir de cada um deles no dia a dia. Tratando-se do Dezembro Laranja, mês de conscientização sobre o câncer de pele, é importante falarmos sobre dois antioxidantes, os carotenoides e os polifenóis. Esses estão presentes em diversos alimentos e podem auxiliar a reduzir os danos oxidativos da radiação ultravioleta.

Confira o post com a participação da nutricionista do Centro de Oncologia do Paraná, Renata Chavoni Zago, e saiba mais sobre cada um deles!

Novos tratamentos para o câncer de pele não melanoma avançado
28/12/2020

Novos tratamentos para o câncer de pele não melanoma avançado

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o câncer de pele corresponde a 33% de todos os diagnósticos de tumores malignos no País. Para se ter ideia, a cada ano são registrados aproximadamente 185 mil casos da doença. O tipo com maior incidência é o não melanoma, que representa mais de 90% dos diagnósticos.

Dividido em dois subtipos mais comuns, basocelular (carcinoma de células basais - CBC) e espinocelular (carcinoma de células escamosas - CEC), o câncer de pele não melanoma está ligado principalmente à exposição crônica ao Sol e à radiação ultravioleta.

A boa notícia é que, quando diagnosticado precocemente, tem altas taxas de cura. Já os casos mais avançados, com metástases, vêm ganhando importantes avanços em tratamentos como a terapia-alvo e a imunoterapia.

Conheça mais sobre essas terapias no post a seguir, que contou com a participação do oncologista clínico do Centro de Oncologia do Paraná, Dr. Rafael Vanin de Moraes.