Menu

Search
Close this search box.

NOSSO BLOG

Preparando-se para uma cirurgia colorretal

No conteúdo anterior, relacionado ao Março Azul-Marinho, mês de prevenção do câncer colorretal, falamos sobre os tratamentos para esses tipos de tumores, os quais atingem a parte final do intestino, composta pelo cólon e reto.

Para o último post da série, conversamos com o cirurgião oncológico, Dr. William A. Casteleins, a respeito da preparação para o procedimento cirúrgico. Ele é a parte final de todo um processo que se inicia algumas semanas ou meses antes, com o objetivo de obter a maior segurança e sucesso possíveis. Confira e saiba mais sobre esse importante assunto!

Principais etapas que antecedem a cirurgia do câncer colorretal

Ao ser diagnosticado com câncer no intestino, o paciente recebe uma avalanche de informações, seja a respeito da própria doença, do prognóstico ou do planejamento terapêutico mais indicado para o seu caso.

Uma vez em que se decide pela realização da cirurgia, inicia-se a preparação. O primeiro passo é a realização de diversos exames, incluindo os de sangue e de imagem. O objetivo é verificar o estágio em que se encontra o tumor, ao que se denomina estadiamento. Sem dúvidas, é uma das etapas mais importantes em qualquer tratamento oncológico, pois é a partir dessa definição que se aplica a melhor estratégia terapêutica.

Os exames de sangue incluem, por exemplo:

– Hemograma;

– Coagulograma;

– Função renal e glicemia;

– CEA (antígeno carcinoembrionário), uma proteína que funciona como marcador do tumor e pode estar elevada no sangue de pacientes com câncer de intestino.

Um dado importante é que o CEA será utilizado também no acompanhamento do tratamento, por um longo período.

Importância da equipe multidisciplinar

Caso o paciente tenha alguma condição de saúde que também demande atenção, como diabetes, hipertensão, insuficiência cardíaca ou enfisema pulmonar, é indicada uma avaliação com médicos especialistas nestas áreas, a fim de ajustar as medicações para a cirurgia.

Portanto, o cirurgião precisa do auxílio de cardiologistas, endocrinologistas e pneumologistas, de modo a deixar o paciente o mais controlado possível de comorbidades que possam interferir no resultado cirúrgico.

Após a realização dos exames e as avaliações com especialistas, o paciente será consultado pelo anestesista, numa consulta pré-anestésica, preferencialmente na mesma semana da cirurgia. É importante que o anestesista e o cirurgião interajam, de forma a alinharem alguns detalhes do procedimento, como por exemplo, decidirem se o paciente deverá ir para a UTI ou não logo após a cirurgia.

Vale frisar que os pacientes tabagistas devem suspender o fumo no mínimo 30 dias antes de uma cirurgia de grande porte. Além disso, os portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica precisam de um condicionamento pulmonar antes de se submeterem a uma anestesia geral.

Os profissionais que auxiliam nesta etapa são os fisioterapeutas. Existem exercícios específicos para melhorar as capacidades respiratórias e fortalecer a musculatura acessória da respiração. O objetivo, nesse caso, é fazer com que o paciente consiga ser extubado rapidamente, ainda dentro do centro cirúrgico.

O trabalho do fisioterapeuta também é muito importante após a cirurgia. Isso envolve estímulo e exercícios que ajudam o paciente a sair da cama e caminhar o mais breve possível, impedindo o desenvolvimento de trombose venosa nos membros inferiores.

Importância da nutrição antes e após a cirurgia do câncer colorretal

O ponto de vista nutricional é também imprescindível, talvez até o pilar mais importante para um bom desfecho operatório, já que a cicatrização do intestino e da parede abdominal é totalmente dependente de um bom estado nutricional. Muitos pacientes oncológicos tendem a emagrecer, seja por perda de apetite ou por consumo, onde o tumor lhe ¨rouba¨ energias, nutrientes e calorias.

A revisão deste estado catabólico e a prevenção de maiores perdas são fundamentais para evitar complicações cirúrgicas, como abertura de pontos e infecções. Existem diversas suplementações disponíveis no mercado, sendo que a mais específica para cirurgias intestinais envolve suplementos que atuam na modulação imunológica do trato digestivo.

Preparo mecânico do intestino: devo ou não fazer?

Por fim, um assunto muito controverso entre cirurgiões e muito perguntado pelos pacientes: deve-se fazer um preparo mecânico do intestino? Como regra geral, a resposta é não. Até pouco tempo atrás, recomendava-se o uso de laxativos por via oral, combinados ou não a antibióticos, com o intuito de deixar o intestino limpo, evitando-se contaminações com conteúdo fecal durante a cirurgia.

Hoje a medicina entende que preparos deste tipo não são necessários e, por outro lado, são desaconselhados, pois provocam diarreia, desidratando o paciente.

O intestino pode ficar muito bem limpo com uma dieta específica, iniciada 5 a 7 dias antes da cirurgia, com o consumo de alimentos que produzam muito pouco resíduos. Antes que se pense que é composta de alimentos nada palatáveis, não se engane, pois conta, por exemplo, com leite desnatado, pão branco, peixes, frango e algumas frutas, desde que sem casca e cozidas.

Um dia antes da cirurgia o paciente deve iniciar profilaxia para trombose venosa, com a injeção na noite anterior de uma dose subcutânea de heparina de baixo peso molecular, que será continuada no pós-operatório. Quando a cirurgia envolve o reto, o paciente também precisa utilizar um fosfoenema por via retal, na noite anterior e na manhã da cirurgia, garantindo assim uma limpeza da parte final do intestino.

Depois de ler até aqui, conseguiu entender todos os aspectos precisam ser levados em conta pelo o paciente e seu médico na preparação para uma cirurgia? Vale lembrar que tudo isso só é possível, em todas suas etapas, quando o procedimento é realizado em caráter eletivo, ou seja, agendado previamente. Em cirurgias de emergência ou urgência não há tempo para toda essa preparação, infelizmente.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre o assunto, agende uma consulta conosco, será uma satisfação orientá-lo e elucidar pessoalmente todos estes pontos. Acesse o site e conheça nosso corpo clínico, estrutura e serviços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

https://smpkpsoreang.com/ https://smkmutucileungsi.com/ https://polreslampungutara.org/ https://menarampo59.com/ https://smesco.go.id/idn-slot/ https://totoabadi17.com/ شرط بندی پرسپولیس شرط بندی استقلال شرط بندی روی تراکتورسازی تبریز شرط بندی روی سپاهان شرط بندی رئال مادرید بارسلونا شرط بندی شرط بندی psg سایت شرط بندی جام جهانی شرط بندی جام جهانی 2026 سایت شرط بندی جام جهانی 2026 بازی انفجار رایگان سایت انفجار ضریب بالا بهترین سایت شرط بندی فارسی شرط بندی بدون فیلتر شرط بندی بازی رولت شرط بندی پوکر شرط بندی مونتی شرط بندی سنگ کاغذ قیچی شرط بندی بلک جک کرش رویال بت پاسور شرط شرط بندی تخته نرد آنلاین انفجار 2 بت شرط بندی بازی اسلات شرط بندی بازی پوپ سایت سامان بت ریور پوکر 2024 سایت 4030bet ورود به بازی انفجار دنس بت شرط بندی انفجار دنس آموزش بازی پوکر سایت شرط بندی 123 بهترین شرط بندی بهترین سایت شرط بندی انفجار اپلیکیشن بازی انفجار دانلود بازی انفجار انفجار بازی ربات بازی انفجار کازینو آنلاین ایرانی انفجار پولساز ورود به بازی انفجار بازی انفجار با شارژ 10 تومن سایت bet betyek وان ایکس برو آدرس سایت بت یک سایت دوست دختر اونلی فنز فارسی پیدا کردن دوست دختر ورود به ریور پوکر پدرام مختاری پویان مختاری نازنین همدانی مونتیگو داوود هزینه بیوگرافی آیسان اسلامی بیوگرافی دنیا جهانبخت سایت رسمی حسین تهی بیوگرافی کوروش وانتونز سایت آرتا وانتونز رها وانتونز بیوگرافی ربکا قادری سحر قریشی بیوگرافی تتلو بیوگرافی مهدی طارمی الناز شاکردوست سایت عادل فردوسی پور بیوگرافی نیلی افشار بیوگرافی محمدرضا گلزار سایت armin2afm بیوگرافی شادمهر عقیلی بیوگرافی سردارآزمون بیوگرافی علیرضا بیرانوند بیوگرافی رامین رضاییان وریا غفوری بیوگرافی علی دایی بیوگرافی پوریا پوتک مدگل سایت حصین بیوگرافی صدف طاهریان فرشاد سایلنت بیوگرافی آریا کئوکسر بیوگرافی sogang بیوگرافی میا پلیز بیوگرافی مهراد هیدن سایت رسمی سهراب ام جی بیوگرافی علیرضا جی جی بیوگرافی بهزاد لیتو اشکان فدایی بیوگرافی رضا پیشرو بیوگرافی گلشیفته بیوگرافی هیپ هاپولوژیست بیوگرافی سارن بیوگرافی آدام مرادی بیوگرافی محمد هلاکویی بیوگرافی علی حسنی سایت رسمی علی حسنی بیوگرافی ساسی خواننده بیوگرافی ابی باربد معصومی حسینی فایننس بیوگرافی امیرحسین نام آور بیوگرافی امین فردین بیوگرافی فرزاد وجیهی سایت سیب بت سایت jetbet آدرس جدید بت فوروارد وان ایکس بت سایت abt90 بازی انفجار سایت شرط بندی فاز بت بهترین سایت شرط بندی انفجار ورود به آلپاری آلپاری فارکس آدرس بروکر آلپاری بدون فیلتر ثبت نام در بروکر آلپاری فارسی صرافی کوکوین ربات فارکس بهترین سایت تتر