Close this search box.

NOSSO BLOG

Pacientes com câncer devem ter cuidados redobrados para evitar infecção pelo coronavírus

A COVID-19, doença causada pelo coronavírus, é mais perigosa em pessoas com a saúde fragilizada, seja pela idade avançada ou por doenças pré-existentes. Dentro deste grupo de pessoas que possuem maior risco de desenvolvimento de infecções mais graves e até mesmo de morte, estão também os pacientes oncológicos que, frequentemente, possuem uma diminuição da imunidade por conta da própria doença, por um estado debilitado de recuperação pós-cirúrgica ou, ainda, pelo efeito imunossupressor de alguns tratamentos, como quimioterapia, cortisona, transfusões de sangue e radioterapia.

Por isso, é de grande importância que se tomem precauções para evitar a infecção. Confira abaixo as recomendações da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, com base em dados disponibilizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde e comunidade científica:

Pacientes com câncer

• Não interrompa seus tratamentos oncológicos;
  • Evite contato físico, como cumprimentar com beijos e abraços, até mesmo com seu médico e enfermeiros;
  • Evite contato com qualquer pessoa que tenha sintomas gripais e/ou que esteja em investigação para possível infecção pelo COVID-19;
  • Evite contato com pessoas que estejam chegando do exterior, com ou sem sintomas gripais;
  • Caso apresente sintomas de gripe, como febre, coriza, tosse seca ou falta de ar, contate seu médico com urgência, pois ele saberá avaliar se é caso de internamento ou não.

No Hospital

• Evite contato físico direto com qualquer pessoa;
  • Evite ambientes fechados e, principalmente aglomerações. No hospital ou na clínica, permaneça somente o tempo necessário para o seu tratamento;
  • Quando tiver que ir na clínica, venha acompanhado de apenas uma pessoa que não apresente nenhum sintoma de gripe;
  • Visitas hospitalares devem se restringir àquelas estritamente necessárias.

Para toda a população

• Mantenha a higiene das mãos, lavando-as com sabonete por pelo menos 40-60 segundos ou higienizando-as com álcool em gel 70% por 20-30 segundos, diversas vezes ao dia;
  • Cubra com o antebraço o nariz e a boca ao tossir ou espirrar;
  • A indicação para a realização do teste que detecta o coronavírus é somente para aqueles que apresentarem sintomas suspeitos, tiveram entrado em contato com casos confirmados ou suspeitos ou tiverem sintomas e histórico de viagem ao exterior nos últimos dias;
  • Familiares de pacientes com câncer devem evitar o contato caso apresentem quaisquer sintomas da doença ou tiverem contato com casos suspeitos.

É importante frisar que o uso indiscriminado de tratamentos como ingestão de vitaminas C e D, além de ineficazes, podem trazer riscos à saúde. Nesse momento, todo cuidado é pouco!

Condutas adotadas no Centro de Oncologia do Paraná

Para minimizar os riscos de infecção entre os nossos pacientes e colaboradores, estamos adotando diversas condutas preventivas. Por isso, se você está em tratamento no Centro de Oncologia do Paraná, esteja ciente que algumas ações, que podem diferir das realizadas normalmente, são para a proteção de todos.

Entre elas estão manter todos os ambientes ventilados, disponibilizar frascos de álcool 70% gel para uso de pacientes e profissionais em diversos ambientes, estimular a higienização frequente das mãos, oferecer máscaras para pacientes com sintomas respiratórios, intensificar a limpeza e desinfecção das áreas e afastar funcionários que apresentem quaisquer sintomas de gripe.