Close this search box.

NOSSO BLOG

O que é o retinoblastoma e quais são os sintomas?

Você sabia que existem diferentes tipos de câncer que podem afetar os olhos das crianças? O mais comum entre eles é o retinoblastoma, que corresponde a cerca de 3% das neoplasias infantis, representando aproximadamente 400 casos por ano.

Para esclarecer alguns fatores importantes sobre a doença, conversamos com a oncologista pediátrica, Dra. Ana Luiza de Melo Rodrigues. Acompanhe e fique por dentro.

O que é o retinoblastoma?

O retinoblastoma é um tipo de tumor ocular maligno, originário das células da retina, podendo afetar um ou ambos os olhos. É mais comum entre crianças de 1 a 5 anos de idade. Existem três tipos da doença:

– unilateral: afeta um olho e corresponde a maioria dos casos (até 75%);

– bilateral: afeta ambos os olhos, sendo quase sempre hereditário;

– trilateral: além de afetar os dois olhos, também está associado a tumores presentes nas células nervosas primitivas do cérebro.

Por que ele acontece com as crianças?

A principal causa do retinoblastoma é o fator genético. Ou seja, o portador herda uma mutação no gene Rb1, que resulta em seu aparecimento. Inclusive, crianças que tiveram a doença têm 50% de chance de passar a condição para seus descendentes. Vale frisar que, quando congênito, costuma aparecer antes de 1 ano de idade.

No entanto, este tipo de câncer pode surgir como qualquer outro. Uma boa parte dos casos ocorre eventualmente, quando uma célula sofre mutação e começa a se multiplicar de forma descontrolada e desordenada.

Quando é relacionado a outros fatores que não a hereditariedade, o retinoblastoma costuma se manifestar em crianças com mais de 1 ano de idade.

Quais são os sintomas do retinoblastoma?

Os principais sintomas que os pais precisam conhecer e estar atentos são:

– olho de gato: área branca e opaca na pupila, chamada leococoria, causada pela reflexão da luz provocada pela doença. Pode ser visível em fotos tiradas com flash;

– estrabismo (problemas na movimentação dos olhos);

– dor ocular;

– ambliopia (olho preguiçoso), com diminuição da capacidade visual;

– globo ocular maior que o normal.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico começa a ser feito já na maternidade, por meio do teste do reflexo vermelho, conhecido como teste do olhinho. Este exame de prevenção é repetido outras vezes, durante os primeiros anos da criança.

Como a detecção precoce faz toda a diferença para o sucesso do tratamento, é recomendado que, quando os pais forem tirar fotos das crianças e perceberem reflexos diferentes entre os olhos, estrabismo, ou outros sinais que podem indicar a doença, procurem um médico para que seja feita a investigação.

Para confirmar o diagnóstico de retinoblastoma e verificar sua extensão, podem ser realizados exames como ultrassonografia bidimensional, tomografia computadorizada e ressonância magnética.

Como é o tratamento para o retinoblastoma?

A escolha do tipo de tratamento dependerá de alguns fatores, como a lateralidade da doença, a possibilidade de preservar a visão e o estadiamento do tumor.

Visando eliminar o câncer, salvar a vida da criança e, quando possível, preservar o olho e o máximo da visão, entre os tratamentos comumente utilizados estão terapias combinadas como:

– quimioterapia ou radioterapia para ajudar a reduzir o tamanho do tumor;

– laserterapia e crioterapia, utilizada para tratamento local (geralmente em tumores pequenos);

– cirurgia de enucleação, que consiste na retirada do globo ocular (para tumores grandes, com ausência de visão no olho adoecido).

Agora que você já sabe mais a respeito do retinoblastoma, lembre-se que, quanto antes descoberto, maior a chance de cura e de preservação da visão da criança. Aos primeiros sinais da doença, procure um pediatra.

Este conteúdo foi relevante para você? Então acompanhe as nossas redes sociais para saber mais sobre outros assuntos!