05/11/2021 10:11

Novembro Azul: por que os homens não podem deixar de fazer a prevenção do câncer de próstata?

Neste mês, a cor azul ganha destaque, para chamar a atenção sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. O movimento mundial, chamado Novembro Azul, teve origem em 2003, na Austrália, e chegou ao Brasil em 2011, coordenado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida. Ou seja, está completando 10 anos no país e é de extrema importância.

Isso porque os tumores prostáticos malignos são os tipos mais comuns nos homens, responsáveis por cerca de 29% dos diagnósticos de câncer entre os brasileiros. Em contrapartida, muitos deixam de realizar as ações de prevenção, que promovem a detecção precoce e elevam as chances de cura.

Por isso, neste Novembro Azul, que este ano tem como mote “Cuide do que é seu”, conversamos com o urologista, Dr. Antonio Brunetto Neto, sobre diferentes aspectos da doença. Confira o post e saiba mais!

Por que é tão importante os homens realizarem prevenção do câncer de próstata?

Se o câncer de próstata é descoberto em estágios iniciais, as taxas de cura chegam a 90%. Do contrário, se os tumores se tornam invasivos e acometem órgãos à distância, não existe essa possibilidade, apenas controle.

Portanto, todos os homens a partir dos 50 anos de idade, e aqueles de 45 anos com fatores de risco, devem realizar o check-up anual com um urologista, além de fazerem os exames diagnósticos indicados.

Principais fatores de risco

Como citado, os homens que possuem fatores de risco devem iniciar o rastreamento do câncer de próstata mais cedo e realiza-lo anualmente. Conheça os principais:

- idade: as neoplasias prostáticas são mais comuns em homens a partir dos 50 anos de idade, mas a maioria delas ocorrem naqueles com mais de 60 anos;

- histórico familiar: se algum parente de primeiro grau (pai ou irmão) teve câncer de próstata, principalmente antes dos 60 anos, os homens devem procurar um urologista mais jovens;

- excesso de gordura corporal, normalmente causada por dieta inadequada e sedentarismo;

- tabagismo e consumo excessivo de álcool.

Vale ressaltar que, apesar dos fatores de risco elevarem as chances de se ter câncer de próstata, isso não significa que os homens obrigatoriamente o terão. Da mesma forma, aqueles sem estes fatores não estão livres da doença.

Câncer de próstata: uma doença silenciosa

Antes de apresentar quaisquer sinais ou sintomas, o câncer de próstata se instala e cresce ao longo dos meses ou anos. Geralmente, quando estes se apresentam, a doença já se encontra em estágios avançados, o que reforça ainda mais a importância da prevenção. Conheça alguns deles:

- dificuldade para urinar, seja com a demora para começar ou terminar;

- aumento da necessidade de urinar, principalmente à noite;

- jato de urina fraco;

- dor ou ardor ao urinar;

- presença de sangue na urina ou no sêmen;

- disfunção erétil.

Além de consultar um urologista anualmente e fazer os exames de controle para o câncer de próstata, é fundamental os homens estarem atentos ao próprio corpo, não esperando os sintomas piorarem para procurar um médico.

Ao longo do mês de novembro, faremos outros conteúdos voltados ao Novembro Azul e saúde do homem. Se você gostou deste post, continue acompanhando o blog e as nossas redes sociais!