23/09/2022 09:09

Importância dos suportes psicológico e nutricional para os pacientes oncológicos

O sucesso do tratamento do câncer, uma doença complexa e desafiadora, requer a participação de uma equipe multidisciplinar, com foco no resultado terapêutico e também na qualidade de vida do paciente oncológico.

Além dos oncologistas clínicos, cirurgiões oncológicos e diferentes especialidades médicas, envolvidas, de acordo com o tipo de neoplasia, devem fazer parte do processo profissionais como os psicólogos e nutricionistas.

Ambos são fundamentais, pois são responsáveis por contribuir com dois pilares básicos: a saúde física e mental do paciente, envolvendo uma alimentação adequada e o equilíbrio emocional.

Para esclarecer melhor a importância desse suporte no tratamento oncológico, conversamos com a nutricionista, Renata Chavoni Zago, e com a psicóloga, Michelle Servelhere. Confira o conteúdo e entenda melhor o assunto.

Por que é necessário o suporte nutricional ao paciente com câncer?

Durante o tratamento do câncer, deficiências nutricionais são muito comuns. Entre os motivos estão a redução do apetite, dificuldades de deglutição de alimentos e efeitos colaterais dos tratamentos, como náuseas e vômitos.

Além disso, certos tipos de câncer alteram a forma como o organismo absorve nutrientes como as proteínas, gorduras e carboidratos. Isso faz com que o paciente possa ter sintomas como fraqueza e cansaço, ou, ainda, o organismo pode se tornar incapaz de combater infecções, prejudicando a realização dos tratamentos.

Por isso, independentemente das razões que levam às deficiências, é muito importante que um nutricionista especializado acompanhe o paciente nas diferentes etapas do tratamento. Esses profissionais podem tanto ajudar a prevenir problemas de saúde quanto auxiliar na reversão de quadros de desnutrição e outras condições.

Qual é o papel do psicólogo no tratamento do câncer?

Desde que um paciente é diagnosticado com câncer, há um misto de sentimentos, que envolvem o medo da morte, os receios em relação aos efeitos colaterais, as angústias e diversas outras emoções. Isso é natural, já que a doença é cercada de estigmas capazes de ampliar ainda mais as emoções negativas.

Muitas vezes, mesmo após o impacto inicial do diagnóstico, alguns não conseguem lidar sozinhos com os diferentes tipos de sentimentos, podendo gerar ou potencializar quadros de ansiedade, depressão e outros transtornos.

É nesse cenário que a participação de psicólogos especializados se faz necessária. Esses profissionais ajudam o paciente a enfrentar os desafios que se apresentam com mais serenidade, confiança e tranquilidade.

Isso porque, durante as sessões, é possível expor aqueles sentimentos que mais afligem sem pensar que eles podem preocupar outras pessoas ou se parecem com fraquezas perante terceiros, por exemplo.

Além disso, o acompanhamento psicológico durante o tratamento do câncer ajuda na adaptação do paciente à sua nova vida, temporária ou permanente, de modo a buscar meios de conviver com a doença da melhor forma, com os novos significados e reflexões de cada momento desta caminhada.

Por meio de uma relação de confiança entre psicólogo e paciente, o tratamento do câncer pode ser mais leve.

Pelo que mostramos até aqui, possivelmente a importância dos suportes nutricional e psicológico tenha ficado mais clara para você. O Centro de Oncologia do Paraná, que tem 31 anos de experiência no tratamento do câncer, conta com uma equipe multidisciplinar, além de toda a estrutura necessária para que o paciente se sinta seguro, acolhido e amparado em suas diferentes necessidades.

Para informações sobre os nossos serviços e agendamento de consultas, entre em contato, teremos muita satisfação em te atender.