6 mitos e verdades sobre o câncer
29/04/2022

6 mitos e verdades sobre o câncer

O câncer é uma doença cercada de dúvidas, estigmas e medos. Muitas vezes, más interpretações, informações equivocadas e ideias erradas sobre ele levam as pessoas a crer em coisas que não existem ou até mesmo deixarem de ir ao médico por receio de descobrirem que há “algo errado”.

Isso, por sua vez, leva a diagnósticos tardios e impossibilidade de cura, a qual seria possível se houvesse detecção precoce. Pensando neste cenário, conversamos com a oncologista clínica, Dra. Rayana Pecharki Postai, para esclarecermos seis mitos e verdade sobre o câncer. Confira!

O que causa o câncer?
18/04/2022

O que causa o câncer?

O câncer pode ser definido como o conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células. Com divisão acelerada, estas se agrupam formando tumores, que invadem tecidos e também podem se disseminar para órgãos vizinhos ou distantes da origem do tumor, o que se dá o nome de metástases. Mas afinal, o que causa o câncer?

Essa é uma dúvida muito comum, sobre a qual falaremos neste conteúdo, que contou com a participação da oncologista clínica, Dra. Raquel Cristina Dalagnol. Confira e saiba mais sobre o assunto!

Qual a diferença entre radioterapia e quimioterapia?
08/04/2022

Qual a diferença entre radioterapia e quimioterapia?

Esta é uma dúvida comum quando os pacientes iniciam um tratamento para combater o câncer.  Entre os questionamentos estão o foco de cada uma delas, se a utilização isolada dos procedimentos pode ser prescrita, ou há apenas a indicação das duas juntas dentro de um mesmo protocolo.

Para esclarecer o assunto, conversamos com o oncologista clínico, Dr. Bruno Batista. Acompanhe o post e saiba mais sobre o assunto!

Atendimento psicológico para pacientes em tratamento do câncer: qual a sua importância?
25/03/2022

O diagnóstico de câncer não afeta apenas o aspecto físico de uma pessoa, mas também o seu emocional. Afinal, trata-se de uma doença grave, que ainda é estigmatizada e causa uma série de medos, dúvidas e sentimentos negativos. Nesse contexto, o atendimento psicológico para pacientes em tratamento do câncer é de grande importância, pois ajuda a trazer a compreensão e equilíbrio necessários ao momento.

Inclusive, existem psicólogos especializados em psico-oncologia, ou seja, que são qualificados para o atendimento aos pacientes oncológicos. Este é o caso, por exemplo, da psico-oncologista, Michelle Servelhere, que colaborou com este conteúdo.

Acompanhe e entenda melhor porque este recurso é tão essencial para a superação dos desafios que se apresentam.