Abril Amarelo: 4 perguntas frequentes sobre o câncer ósseo
16/04/2021

Abril Amarelo: 4 perguntas frequentes sobre o câncer ósseo

O mês de abril ganhou a cor amarela para conscientizar sobre os tumores ósseos. Apesar de raros, eles podem acometer, de forma agressiva, desde crianças até idosos. Podem ser primários, ao se iniciarem no próprio osso, ou surgirem a partir de metástases de outros órgãos.

A falta de informação é um dos principais inimigos quando se trata do diagnóstico precoce, o qual contribui para o alto índice de mortalidade pela doença. Nesse contexto, para alertar sobre as neoplasias ósseas, conversamos com a oncologista ortopédica, Dra. Maria Olivia V.D.O Sallum, e listamos 4 perguntas e respostas frequentes sobre a doença. Confira!

4 tipos de alimentos que ajudam a reduzir a náusea durante a quimioterapia
21/02/2021

4 tipos de alimentos que ajudam a reduzir a náusea durante a quimioterapia

O enjoo e a náusea são efeitos colaterais comuns da quimioterapia, os quais, além de serem minimizados com medicamentos prescritos pelos oncologistas, também podem ser reduzidos por meio da alimentação.

Com a ajuda da nutricionista do nosso Centro de Wellness, Renata Carolyne Chavoni Zago, listamos alguns alimentos que podem ajudar nesse processo. Confira o post e saiba quais são eles!

Paciente oncológico pode tomar a vacina da Covid-19?
03/02/2021

Paciente oncológico pode tomar a vacina da Covid-19?

Desde que as vacinas contra a Covid-19 chegaram ao Brasil, uma das dúvidas mais comuns entre os pacientes oncológicos é se devem tomá-las ou não. Afinal, durante o tratamento do câncer, é preciso ter uma série de cuidados especiais, pois o organismo normalmente fica com a imunidade prejudicada devido aos diferentes protocolos aplicados, como quimioterapia e radioterapia, entre outros.

No entanto, quando se trata de imunização contra o coronavírus, é indicado que a mesma seja feita tanto por aqueles que se encontram no processo de tratamento quanto pelos que já passaram por ele.

Saiba mais sobre o assunto no post!

Paciente oncológico no inverno: é necessário ter cuidado redobrado para prevenir infecções
30/07/2020

Durante o inverno, o organismo humano se torna mais predisposto a contrair infecções respiratórias. Isso porque a diminuição da temperatura facilita a disseminação de viroses que provocam enfermidades como gripes, resfriados e pneumonias. Este ano, em função da pandemia de Covid-10, é necessário mais cuidado ainda, principalmente se tratando de pacientes oncológicos.