HPV: saiba mais sobre esse vírus que é o principal fator de risco para o câncer de colo do útero
31/01/2023

O câncer de colo do útero, alvo da campanha Janeiro Verde-piscina, tem como principal fator de risco a infecção pelo papilomavírus humano (HPV). Além disso, vale citar que o vírus também pode levar a outros tipos de neoplasias.

Para esclarecer o assunto e conscientizar mais mulheres a cuidarem da própria saúde, preparamos este conteúdo, que contou com a ajuda da oncologista clínica, Dra Emanuella Benevides Poyer. Confira e fique por dentro das principais informações sobre o HPV.

A epidemia do câncer e o aumento da incidência em pessoas cada vez mais jovens. O que está acontecendo?
23/01/2023

Nas últimas décadas, a incidência de câncer tem aumentado progressivamente em pessoas abaixo de 50 anos. Um estudo publicado recentemente, realizado por pesquisadores do conceituado Centro “Brigham and Women's Hospital”, nos Estados Unidos, revelou que os diagnósticos de neoplasias em pessoas com menos de 50 anos, incluindo as de mama, cólon, esôfago, rim, fígado e pâncreas, entre outras, aumentou dramaticamente em todo o mundo. Esse fenômeno teve início por volta de 1990.

6 hábitos que ajudam a prevenir o câncer
30/12/2022

6 hábitos que ajudam a prevenir o câncer

Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), para cada ano do triênio 2023-2025, o Brasil deverá ter 704 mil novos casos de câncer, com destaque para as regiões Sul e Sudeste, que concentram cerca de 70% dos diagnósticos.

Para reduzir essa previsão, é importante as pessoas mudarem o estilo de vida, já que muitos tumores se dão em função de um conjunto de fatores de risco evitáveis.

Pensando em ajudá-las nessa tarefa, com o auxílio da oncologista clínica, Dra. Rayana Pecharki Postai, trouxemos seis hábitos preventivos para colocar em prática. Confira!

Importância dos suportes psicológico e nutricional para os pacientes oncológicos
23/09/2022

O sucesso do tratamento do câncer, uma doença complexa e desafiadora, requer a participação de uma equipe multidisciplinar, com foco no resultado terapêutico e também na qualidade de vida do paciente oncológico.

Além dos oncologistas clínicos, cirurgiões oncológicos e diferentes especialidades médicas, envolvidas, de acordo com o tipo de neoplasia, devem fazer parte do processo profissionais como os psicólogos e nutricionistas.

Ambos são fundamentais, pois são responsáveis por contribuir com dois pilares básicos: a saúde física e mental do paciente, envolvendo uma alimentação adequada e o equilíbrio emocional.

Para esclarecer melhor a importância desse suporte no tratamento oncológico, conversamos com a nutricionista, Renata Chavoni Zago, e com a psicóloga, Michelle Servelhere. Confira o conteúdo e entenda melhor o assunto.