Como combater as infecções que podem ser causadas pela queda da imunidade durante a quimioterapia?
25/06/2021

Quando se fala em quimioterapia, alguns sintomas são conhecidos por grande parte das pessoas, já que são visíveis. Entre eles podemos citar a queda de cabelo, as náuseas, os vômitos e a fadiga. No entanto, existe um efeito “invisível” e perigoso, o qual pode vir até a atrapalhar o tratamento. A ele se dá o nome de neutropenia, que consiste na queda de glóbulos brancos, relacionados à defesa do organismo contra as bactérias, fungos e vírus. Essa condição pode ocorrer como complicação tanto no tratamento de tumores sólidos como nos hematológicos.

Em função da redução das barreiras de proteção do corpo, como a pele e mucosas, por exemplo, bem como dos glóbulos brancos, podem ocorrer infecções por vírus, bactérias, fungos e outros parasitas. Nesse contexto, a prevenção é a chave para combatê-las.

Pensando em auxiliar os pacientes nesse processo, conversamos com a oncologista clínica, Dra. Rayana Pecharki Postai, e listamos algumas dicas importantes que podem ser seguidas no dia a dia. Confira o post e saiba quais são elas!

Maio Cinza alerta para os tumores cerebrais: conheça os fatores de risco, principais tipos, sintomas e tratamentos
28/05/2021

O mês de maio ganhou a cor cinza para conscientizar sobre os tumores cerebrais. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), este tipo de câncer ocupa a décima posição entre os mais frequentes nas mulheres brasileiras e a décima primeira posição entre os homens.

Sabendo da importância de informarmos a todos sobre as neoplasias do cérebro e também sobre os tumores benignos, os quais também podem causar déficits neurológicos, entre outros problemas, conversamos com o neurocirurgião, Dr. Denildo Veríssimo. Acompanhe o post e saiba mais sobre esta doença.

Câncer ósseo infantil: conheça a doença que tem características bem distintas desta neoplasia em adultos
11/05/2021

O câncer ósseo infantil é uma doença com características bem diferentes dos tumores dos ossos em adultos. Para começar, normalmente é decorrente de mutações espontâneas nas células e não de ações ambientais. Além disso, a evolução da neoplasia e as respostas aos tratamentos também podem variar muito.

Por isso, a oncologia pediátrica, que atende crianças e adolescentes até os 19 anos de idade, é uma especialidade independente. O tratamento desse tipo de câncer é um dos principais exemplos da importância dos cuidados multidisciplinares.

Vale frisar também que o câncer ósseo primário em adultos, o qual se origina no próprio osso, é menos comum do que na pediatria e mais visto em casos secundários, como metástases.

Para falar sobre a doença, a qual os pais e responsáveis devem estar atentos, conversamos com a oncologista pediátrica, Dra. Roberta Abreu de Figueiredo. Acompanhe o post e saiba mais sobre o assunto!

Abril Lilás: mês de combate ao câncer de testículo
30/04/2021

Abril Lilás: mês de combate ao câncer de testículo

O mês de abril também é lilás para conscientizar sobre o câncer de testículo. Apesar das taxas da doença serem relativamente baixas, trata-se de um tumor que acomete homens em todas as faixas etárias, sendo mais comum em jovens com idade entre 15 e 35 anos e raro em crianças.

Para esclarecer alguns tópicos importantes sobre o assunto, conversamos com o urologista Dr. Antonio Brunetto Neto. Acompanhe e saiba mais sobre a doença.