Importância dos suportes psicológico e nutricional para os pacientes oncológicos
23/09/2022

O sucesso do tratamento do câncer, uma doença complexa e desafiadora, requer a participação de uma equipe multidisciplinar, com foco no resultado terapêutico e também na qualidade de vida do paciente oncológico.

Além dos oncologistas clínicos, cirurgiões oncológicos e diferentes especialidades médicas, envolvidas, de acordo com o tipo de neoplasia, devem fazer parte do processo profissionais como os psicólogos e nutricionistas.

Ambos são fundamentais, pois são responsáveis por contribuir com dois pilares básicos: a saúde física e mental do paciente, envolvendo uma alimentação adequada e o equilíbrio emocional.

Para esclarecer melhor a importância desse suporte no tratamento oncológico, conversamos com a nutricionista, Renata Chavoni Zago, e com a psicóloga, Michelle Servelhere. Confira o conteúdo e entenda melhor o assunto.

Hepatite pode causar câncer no fígado?
19/08/2022

Hepatite pode causar câncer no fígado?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a hepatite é uma doença que, anualmente, causa mais de 1 milhão de mortes em todo o mundo.  Entre as suas consequências estão o aumento do risco para o câncer de fígado.

Essa é justamente uma dúvida comum nos consultórios médicos, já que se trata de uma doença que afeta um grande número de pessoas.

Para esclarecer melhor esta relação, principalmente porque é possível prevenir a ocorrência de alguns tipos de hepatite, é que desenvolvemos este conteúdo, que contou com a participação do cirurgião oncológico com foco no tratamento de tumores digestivos, Dr. Eurico Cleto Ribeiro de Campos. Confira e fique por dentro.

Como prevenir o câncer? Conheça 8 ações importantes
21/07/2022

Como prevenir o câncer? Conheça 8 ações importantes

Em conteúdos anteriores, já falamos sobre o que é o câncer, seus diferentes tipos, sintomas, fatores de risco, tratamentos e outros temas. Como se trata de um conjunto de mais de 100 doenças, cada uma delas possui suas próprias características, por isso não é possível generalizar vários aspectos.

No entanto, um fator que vale para a maioria das neoplasias é a possibilidade de prevenção com a implementação de alguns hábitos e mudanças de outros.

Mas afinal, como prevenir o câncer na prática? Para te ajudar a reduzir os riscos para a doença, conversamos com a oncologista clínica, Dra. Raquel Cristina Dalagnol, que listou 8 ações importantes. Confira o conteúdo e aprenda!

O que é o câncer?
24/06/2022

O que é o câncer?

A palavra câncer vem do grego karkínos, que significa caranguejo, e foi utilizada pela primeira vez por Hipócrates, considerado o pai da Medicina. Ela se refere a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado das células, as quais possuem a capacidade de invadir tecidos e órgãos à distância.

Para esclarecer melhor sobre este assunto, que gera diversos questionamentos, conversamos com a oncologista clínica, Dra. Rayana Pecharki Postai. Confira.