Psico-oncologia: no que consiste e como auxilia os pacientes oncológicos
10/09/2021

Psico-oncologia: no que consiste e como auxilia os pacientes oncológicos

A notícia sobre um diagnóstico de câncer nunca é recebida de forma tranquila pelo paciente. Pelo contrário, é muito comum que o mesmo tenha sentimentos de medo, angústia, tristeza ou revolta, levando a um período de introspecção e assimilação sobre a nova condição. Porém, se eles não amenizarem com o passar dos dias, é importante procurar auxílio psicológico especializado, denominado psico-oncologia, para o ajudar a entender e lidar com as emoções.

Dessa forma, o tratamento pode ser realizado com melhor aceitação, confiança, motivação, coragem e determinação em tudo o que o envolve, como efeitos colaterais, alterações na rotina, mudanças corporais e acompanhamento médico constante. Afinal, a maneira como se lida com a própria doença impacta diretamente nos resultados, na condução de cada etapa e na recuperação.

Para esclarecer sobre este assunto, conversamos com a psico-oncologista, Michelle Servelhere. Acompanhe o post e saiba mais!

Destaques da ASCO 2021 para os tumores de esôfago e estômago
27/08/2021

Destaques da ASCO 2021 para os tumores de esôfago e estômago

Uns dos destaques da última edição do Congresso Americano de Oncologia Clínica (ASCO), que ocorreu de forma virtual pelo segundo ano consecutivo devido à pandemia de COVID-19, foram os tumores de esôfago e estômago.

Nesta edição foram apresentados estudos sobre o tratamento do câncer de esôfago e estômago avançados, ou seja, quando a doença já se espalhou para outros órgãos, e o emprego da imunoterapia no tratamento de primeira linha dessas doenças. Também foi apresentada a atualização de um estudo sobre imunoterapia e câncer de esôfago no cenário adjuvante.

Para falar sobre o assunto, conversamos com o oncologista clínico, Dr. Rafael Vanin de Moraes. Acompanhe o artigo e saiba mais sobre o assunto.

Como fortalecer o sistema imunológico pela alimentação?  Confira algumas dicas para incluir na dieta!
20/08/2021

Como fortalecer o sistema imunológico pela alimentação? Confira algumas dicas para incluir na dieta!

Nessa época do ano, em que as temperaturas são mais frias, existe uma preocupação com a queda da imunidade, pois isso favorece a entrada de doenças respiratórias e outras. Além disso, no atual cenário de pandemia em que estamos vivendo, fortalecer o sistema imunológico é fundamental.

Mas afinal, como fazer isso por meio da alimentação? Pensando em auxiliar as pessoas nesse processo, conversamos com a nutricionista, Renata Chavoni Zago, que listou alguns alimentos a serem inseridos na dieta com o objetivo de elevar a imunidade, trazendo saúde e proteção contra as mais diversas enfermidades. Confira quais são eles!

Como combater as infecções que podem ser causadas pela queda da imunidade durante a quimioterapia?
25/06/2021

Quando se fala em quimioterapia, alguns sintomas são conhecidos por grande parte das pessoas, já que são visíveis. Entre eles podemos citar a queda de cabelo, as náuseas, os vômitos e a fadiga. No entanto, existe um efeito “invisível” e perigoso, o qual pode vir até a atrapalhar o tratamento. A ele se dá o nome de neutropenia, que consiste na queda de glóbulos brancos, relacionados à defesa do organismo contra as bactérias, fungos e vírus. Essa condição pode ocorrer como complicação tanto no tratamento de tumores sólidos como nos hematológicos.

Em função da redução das barreiras de proteção do corpo, como a pele e mucosas, por exemplo, bem como dos glóbulos brancos, podem ocorrer infecções por vírus, bactérias, fungos e outros parasitas. Nesse contexto, a prevenção é a chave para combatê-las.

Pensando em auxiliar os pacientes nesse processo, conversamos com a oncologista clínica, Dra. Rayana Pecharki Postai, e listamos algumas dicas importantes que podem ser seguidas no dia a dia. Confira o post e saiba quais são elas!