06/11/2020 19:11

Câncer de próstata: fatores de risco, sintomas, diagnóstico e tratamento

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se que, para cada ano do triênio 2020-2022, haverá 65.840 novos casos de câncer de próstata no Brasil. A principal função dessa glândula, presente apenas no sistema genital masculino, é armazenar e secretar um fluido que, junto aos espermatozoides, forma o sêmen.

Todos os homens estão sujeitos a terem tumores prostáticos ao longo da vida, principalmente a partir dos 55 anos de idade. Quando diagnosticados precocemente, porém, as taxas de cura chegam a 90%, por isso a prevenção e os exames de rotina são tão importantes.

Para esclarecer as informações sobre a doença, como os fatores de risco, sintomas, prevenção, diagnóstico e tratamento, conversamos com o urologista do Centro de Oncologia do Paraná, Dr. Antônio Brunetto Neto. Confira o resultado no post!

Quais são os fatores de risco para o câncer de próstata?

Vários são os fatores responsáveis pela doença, como a hereditariedade. Essa é definida nos casos em que três ou mais parentes de primeiro grau são afetados, dois parentes de primeiro grau forem diagnosticados antes dos 55 anos e quando ocorrer em três gerações consecutivas (avô, pai e filho). Além disso, homens de etnia negra são mais afetados.

Outros fatores que podem influenciar são o sobrepeso, níveis elevados de colesterol, ingestão de carne cinco ou mais vezes por semana, tabagismo e sedentarismo.

Para quais sintomas os homens devem estar atentos?

Normalmente, os tumores de próstata em estágios iniciais não apresentam sintomas. Entretanto, é necessário se atentar aos seguintes sinais:

• micção frequente;
  • vontade maior de urinar à noite;
  • fluxo urinário fraco ou interrompido;
  • sangue na urina ou sêmen;
  • disfunção erétil;
  • fraqueza ou dormência nas pernas e pés.

Como prevenir os tumores na próstata?

Manter hábitos de vida saudáveis é a melhor forma de evitar o câncer de próstata. Isso inclui uma alimentação saudável, baseada em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, na mesma medida em que se reduz a ingestão de gordura e carnes vermelhas.

Outra ação importante é a prática de exercícios físicos diários, em uma frequência mínima de 30 minutos por dia. Além disso, cigarro e álcool devem ser evitados. Por mais que não impeçam os homens de ter a doença, ajudam a minimizar os riscos de adquiri-la ao longo dos anos.

De que maneira é feito o diagnóstico?

A Sociedade Americana de Urologia recomenda que todos os homens entre os 55 e os 70 anos realizem o check-up de próstata. O acompanhamento deve começar precocemente, a partir dos 50 anos, para homens com maior risco de adquirir a doença.

O diagnóstico dos tumores prostáticos é feito por biópsia. A decisão em realizá-la depende dos achados em consulta inicial de check-up. Exames adicionais podem ser utilizados, como o PHI (Prostate Health Index), PCA3, 4Kscore e testes genéticos, bem como utilização de exames de imagem, dentre eles ecografia de próstata, tomografia, ressonância magnética e PET-Scan. Esses exames complementam a investigação e fornecem informações valiosas para diagnóstico e tratamento.

Esperamos que o nosso artigo tenha esclarecido você sobre os aspectos gerais do câncer de próstata. Que tal conscientizar os seus conhecidos? Compartilhe em suas redes sociais!