01/08/2019 10:08

Câncer de ovário

Ao contrário do câncer de mama, muito divulgado e discutido, o câncer de ovário, quinto tipo de câncer mais comum entre as mulheres, ainda é pouco abordado.

Porém, essa é uma doença agressiva, capaz de se disseminar para outras partes do corpo caso não seja diagnosticado precocemente.

A indicação, nesse caso, é a realização de exames de imagem, como ultrassonografia pélvica e tomografia. Além disso, há o marcador tumoral CA125, que quando elevado pode indicar a doença.

Não existe uma causa direta, mas sabe-se que o risco de desenvolver câncer de ovário é afetado por diversos fatores.

Segundo o Dr. Marciano Anghinoni, cirurgião oncologista do Centro de Oncologia do Paraná, quanto mais filhos a mulher tiver e quanto mais cedo ela der à luz, menor é o seu risco de desenvolver este tipo de câncer.

Aliás, essa regra também vale para o risco de câncer de mama.

Determinados defeitos nos genes (BRCA1 e BRCA2) são responsáveis por uma pequena quantidade de casos de câncer de ovário.

Por esse motivo, se existe suspeita de mutação genética, uma retirada preventiva dos ovários diminui o risco.

Prevenção é fundamental para o diagnóstico precoce. Por isso, nunca deixe de realizar seu checkup anual!