Centro de Oncologia

Agende sua
Consulta

×
  • BLOG


nosso blog

Maio Vermelho: mês de conscientização sobre o câncer de boca
08/05/2023

Maio Vermelho: mês de conscientização sobre o câncer de boca

Nos últimos anos, os meses de maio vêm ganhando a cor vermelha para conscientizar sobre o câncer de boca (ou cavidade oral), que faz parte do conjunto dos tumores e cabeça e pescoço.

 

Trata-se de uma neoplasia mais comum na faixa etária acima dos 40 anos, além de acometer, em sua maioria, os tabagistas. No entanto, não são apenas fumantes que estão sujeitos à doença, por isso é importante todos ficarem atentos.

 

Pensando nisso, no conteúdo de hoje, que contou com a participação da cirurgiã de cabeça e pescoço, Dra. Mariana Escani Guerra, trouxemos mais informações a respeito. Confira e fique por dentro.

Brasil terá aumento nos casos de câncer até 2025: estilo de vida é responsável por 90% dos diagnósticos
15/05/2023

Brasil terá aumento nos casos de câncer até 2025: estilo de vida é responsável por 90% dos diagnósticos

O câncer é, cada vez mais, um problema de saúde global, chegando a ocupar, em grande parte dos países, a primeira e a segunda posições nas causas de morte antes dos 70 anos de idade. Somente em 2020, 10 milhões de óbitos foram atribuídos à doença. 

 

No Brasil, a estimativa para o triênio de 2023 e 2025 é de 704 mil novos casos, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). No ranking nacional, sem considerar os tumores de pele não melanoma, que são responsáveis por 31,3% do total de casos, o câncer de mama é o mais incidente em todas as regiões brasileiras, com 10,5%, seguido do câncer de próstata (10,2%), cólon e reto (6,5%), pulmão (4,6%) e estômago (3,1%).

 

Dados alarmantes como esses mostram a importância da informação e conscientização sobre o que pode ser feito por homens e mulheres para reduzir esses números.

 

Foi pensando nisso que criamos este conteúdo, que contou com a participação de dois médicos da área da oncologia, o cirurgião oncológico, Dr. William Casteleins, e a oncologista clínica, Dra Rayana Pecharki Postai. Confira e fique por dentro!

Cigarro eletrônico: 4 mitos e verdades sobre esses dispositivos
23/05/2023

Cigarro eletrônico: 4 mitos e verdades sobre esses dispositivos

Apesar de serem proibidos para venda pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), os cigarros eletrônicos são comercializados amplamente no Brasil e, infelizmente, o número de pessoas que os utilizam vem aumentando.

 

Inclusive, o maior público desse tipo de produto são os jovens. Prova disso é um estudo feito por epidemiologistas do Instituto Nacional do Câncer (INCA) e publicado no periódico científico Cadernos de Saúde Pública.

 

O trabalho analisou a prevalência de uso dos dispositivos em todas as regiões do Brasil e verificou que cerca de 80% das pessoas que já os consumiram têm entre 18 e 34 anos. Além disso, foi constatado que um em cada cinco jovens de 18 a 24 anos já fez uso deles.

 

Entre as razões para isso está a falta de conhecimento sobre os malefícios para a saúde, que não são poucos.

 

Pensando em alertar as pessoas sobre o assunto, com o auxílio da cirurgiã de cabeça e pescoço, Dra. Debora Mattana Teixeira, preparamos este conteúdo com quatro mitos e verdades sobre esses aparelhos. Confira e fique por dentro.

Conheça os principais tratamentos complementares para os pacientes oncológicos
30/05/2023

Conheça os principais tratamentos complementares para os pacientes oncológicos

Quando se fala em tratamento do câncer, normalmente as pessoas pensam na participação dos oncologistas clínicos, cirurgiões oncológicos e radioterapeutas. Porém, além desses especialistas, existe uma equipe multidisciplinar para atender às diferentes necessidades do paciente oncológico.

 

Isso porque cada tipo de terapia, seja quimioterapia, cirurgia, radioterapia, entre outras, tem as suas próprias particulares no que se refere a possíveis efeitos colaterais e demanda por suporte.

 

Para esclarecer melhor o assunto, neste conteúdo, que contou com a participação da oncologista clínica, Dra Rayana Pecharki Postai, explicamos um pouco sobre algumas áreas que normalmente se fazem presentes durante o processo. Confira e fique por dentro.