Câncer de colo do útero: o que você precisa saber
09/01/2023

Câncer de colo do útero: o que você precisa saber

O câncer de colo do útero está entre os tipos de neoplasias mais comuns entre as mulheres. Apesar disso, a boa notícia é se tratar de uma doença que pode ser prevenida a partir de alguns cuidados.

Pensando em auxiliar neste sentido, fizemos este conteúdo, que contou com a participação do cirurgião oncológico com foco em tumores ginecológicos, Dr. William Augusto Casteleins. Confira e fique por dentro.

Câncer de colo do útero: os tumores não são todos iguais
16/01/2023

Câncer de colo do útero: os tumores não são todos iguais

Assim como ocorre com os diversos tipos de neoplasias, os tumores de colo do útero não são todos iguais. Conforme o tipo de célula, a região onde se originou o câncer, seu tamanho ou outros órgãos atingidos, há diferentes características que devem ser consideradas para a indicação dos melhores tratamentos.

Pensando em esclarecer melhor o assunto durante este Janeiro Verde-piscina, mês de conscientização sobre a doença, conversamos com a cirurgiã oncológica com foco no tratamento de tumores ginecológicos, Dra. Nayara Greselle.  Confira o conteúdo e fique por dentro.

A epidemia do câncer e o aumento da incidência em pessoas cada vez mais jovens. O que está acontecendo?
23/01/2023

Nas últimas décadas, a incidência de câncer tem aumentado progressivamente em pessoas abaixo de 50 anos. Um estudo publicado recentemente, realizado por pesquisadores do conceituado Centro “Brigham and Women's Hospital”, nos Estados Unidos, revelou que os diagnósticos de neoplasias em pessoas com menos de 50 anos, incluindo as de mama, cólon, esôfago, rim, fígado e pâncreas, entre outras, aumentou dramaticamente em todo o mundo. Esse fenômeno teve início por volta de 1990.

HPV: saiba mais sobre esse vírus que é o principal fator de risco para o câncer de colo do útero
31/01/2023

O câncer de colo do útero, alvo da campanha Janeiro Verde-piscina, tem como principal fator de risco a infecção pelo papilomavírus humano (HPV). Além disso, vale citar que o vírus também pode levar a outros tipos de neoplasias.

Para esclarecer o assunto e conscientizar mais mulheres a cuidarem da própria saúde, preparamos este conteúdo, que contou com a ajuda da oncologista clínica, Dra Emanuella Benevides Poyer. Confira e fique por dentro das principais informações sobre o HPV.