Centro de Oncologia

Agende sua
Consulta

×
  • BLOG


nosso blog

Setembro Dourado: mês da conscientização sobre o câncer infantojuvenil
02/09/2022

Setembro Dourado: mês da conscientização sobre o câncer infantojuvenil

Setembro foi o mês escolhido para aumentar a conscientização sobre o câncer infantojuvenil. Segundo a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), em todo o mundo, 215 mil novos casos são diagnosticados por ano em crianças menores de 15 anos, e cerca de 85 mil em adolescentes, entre 15 e 19 anos. No Brasil, as neoplasias correspondem à segunda causa de morte nessa faixa etária.

 

Por outro lado, quando detectados em estágios iniciais, os cânceres que afetam crianças e adolescentes têm altas taxas de cura. Pensando em trazer mais informações sobre este importante assunto, conversamos com a oncologista pediátrica, Dra. Ana Luiza Melo Rodrigues. Confira e fique por dentro.

Setembro Verde: mês de prevenção do câncer de intestino
16/09/2022

Setembro Verde: mês de prevenção do câncer de intestino

O mês de setembro ganhou a cor verde para conscientizar sobre a prevenção do câncer de intestino. Trata-se da segunda neoplasia mais comum em mulheres e a terceira em homens, sem contar o câncer de pele não melanoma.

 

Em contrapartida, a doença pode ser prevenida a partir de algumas ações. Por esse e outros motivos, é muito importante falar sobre ela. Para esclarecer alguns pontos importantes, conversamos com o cirurgião oncológico com foco no tratamento de tumores gastrointestinais, Dr. William Casteleins. Confira o conteúdo e fique por dentro.

Importância dos suportes psicológico e nutricional para os pacientes oncológicos
23/09/2022

Importância dos suportes psicológico e nutricional para os pacientes oncológicos

O sucesso do tratamento do câncer, uma doença complexa e desafiadora, requer a participação de uma equipe multidisciplinar, com foco no resultado terapêutico e também na qualidade de vida do paciente oncológico.

 

Além dos oncologistas clínicos, cirurgiões oncológicos e diferentes especialidades médicas, envolvidas, de acordo com o tipo de neoplasia, devem fazer parte do processo profissionais como os psicólogos e nutricionistas.

 

Ambos são fundamentais, pois são responsáveis por contribuir com dois pilares básicos: a saúde física e mental do paciente, envolvendo uma alimentação adequada e o equilíbrio emocional.

 

Para esclarecer melhor a importância desse suporte no tratamento oncológico, conversamos com a nutricionista, Renata Chavoni Zago, e com a psicóloga, Michelle Servelhere. Confira o conteúdo e entenda melhor o assunto.