Centro de Oncologia

Agende sua
Consulta

×
  • BLOG


nosso blog

Comemoração do Dia das Mães acontece no Dia Mundial  do Câncer de Ovário
06/05/2022

Comemoração do Dia das Mães acontece no Dia Mundial do Câncer de Ovário

No próximo domingo, dia 8 de maio, comemoramos em todo o mundo o Dia das Mães. E, em 2022, esta data coincide com outra muito importante para a saúde feminina, o Dia Mundial do Câncer de Ovário. Ele foi estabelecido em 2013, por um consenso de diversas organizações mundiais, como um momento de solidariedade e conscientização na luta contra esta neoplasia.

 

No Brasil, os tumores de ovário correspondem à segunda malignidade ginecológica mais comum, sendo a que tem as maiores dificuldades diagnósticas, pois os sintomas costumam aparecer somente em estágios avançados da doença.

 

O Centro de Oncologia do Paraná, que tem como hábito trazer informações a toda a comunidade, não poderia ficar de fora deste momento. Respondemos a seguir algumas das perguntas mais frequentes a respeito do tema, com o auxílio do cirurgião oncológico, que é coordenador do grupo por área de atuação (GAA) de tumores ginecológicos, Dr. William Augusto Casteleins.

Você sabe o que é melanoma?
13/05/2022

Você sabe o que é melanoma?

O câncer surge a partir de alterações no DNA das células. Entre os tipos diferentes da doença, temos o câncer de pele, que é dividido em duas classificações, não melanoma e melanoma. A primeira é mais frequente e representa cerca de 30% de todos os tumores malignos no Brasil, já o melanoma é mais raro e corresponde a apenas 3% das neoplasias malignas do órgão.  

 

Estima-se que, em 2020, apareceram 8.450 novos casos de melanoma, sendo 4.200 em homens e 4.250 em mulheres. Apesar dos números de novos casos não serem altos, este câncer de pele é bastante agressivo e, se não diagnosticado e tratado na fase inicial, tem grande chance de progredir rapidamente para metástases.

 

Para esclarecer melhor sobre esta doença, conversamos com o cirurgião oncológico, que faz parte do grupo por área de atuação (GAA) de tumores de pele, Dr. Eurico Cleto Ribeiro de Campos, que explicou tudo que você precisa saber sobre a doença. Confira.

O que você precisa saber sobre o câncer de boca
20/05/2022

O que você precisa saber sobre o câncer de boca

Entre os tumores que acometem a região da cabeça e pescoço está o câncer de boca. Ele pode afetar os lábios e regiões internas como gengivas, bochechas, céu da boca e língua. Este tipo de neoplasia é mais comum entre o sexo masculino, sendo que a estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) em 2020 foi de 11.180 casos em homens e 4.010 em mulheres.

 

Para conscientizar as pessoas sobre a doença, foi criada a campanha Maio Vermelho, um alerta para a importância das mudanças de hábitos, prevenção e diagnóstico precoce.

 

Pensando em contribuir com esta iniciativa, conversamos com a cirurgiã, que faz parte do grupo por área de atuação (GAA) de tumores de cabeça e pescoço, Dra. Debora Mattana V. Teixeira. Confira o artigo e saiba alguns aspectos relevantes sobre a doença.