Psico-oncologia: no que consiste e como auxilia os pacientes oncológicos
10/09/2021

Psico-oncologia: no que consiste e como auxilia os pacientes oncológicos

A notícia sobre um diagnóstico de câncer nunca é recebida de forma tranquila pelo paciente. Pelo contrário, é muito comum que o mesmo tenha sentimentos de medo, angústia, tristeza ou revolta, levando a um período de introspecção e assimilação sobre a nova condição. Porém, se eles não amenizarem com o passar dos dias, é importante procurar auxílio psicológico especializado, denominado psico-oncologia, para o ajudar a entender e lidar com as emoções.

Dessa forma, o tratamento pode ser realizado com melhor aceitação, confiança, motivação, coragem e determinação em tudo o que o envolve, como efeitos colaterais, alterações na rotina, mudanças corporais e acompanhamento médico constante. Afinal, a maneira como se lida com a própria doença impacta diretamente nos resultados, na condução de cada etapa e na recuperação.

Para esclarecer sobre este assunto, conversamos com a psico-oncologista, Michelle Servelhere. Acompanhe o post e saiba mais!

Setembro Dourado: saiba o que é o câncer infantojuvenil, tipos, diagnóstico e sintomas
20/09/2021

As estatísticas apontam o câncer como a doença que mais mata crianças e adolescentes de 1 a 19 anos no Brasil. No mundo todo, a cada ano, 160 mil crianças são diagnosticadas com câncer, sendo cerca de 12 mil em nosso país. Porém, a boa notícia é ações específicas da saúde ajudam a subir os índices de cura, que já chegam a 80% dos casos.

Para isso, no entanto, é preciso combinar dois fatores importantes: diagnóstico precoce e tratamento correto. E é para alcançar essa combinação de sucesso no maior número de crianças afetadas pela doença que consideramos fundamental transmitir todo o conhecimento possível sobre o câncer infantil para a população.

Neste Setembro Dourado, mês de conscientização do câncer infantojuvenil, conversamos com a oncologista pediátrica, Dra Ana Luiza de Melo Rodrigues. Confira o artigo e saiba mais sobre este assunto!