Junho Preto: mês de combate ao melanoma, forma mais letal do câncer de pele
11/06/2021

Junho Preto: mês de combate ao melanoma, forma mais letal do câncer de pele

Apesar dos esforços das entidades médicas e científicas mundiais, a incidência e mortalidade pelo melanoma continuam aumentando. Por esse motivo, foi criado o Junho Preto, mês de conscientização sobre a doença.

Apesar do câncer de pele do tipo melanoma representar apenas 3% dos casos no Brasil, ele é bastante agressivo, ou seja, tende a gerar metástases para outras partes do corpo se diagnosticado em seus estágios mais avançados. Em contrapartida, se descoberto no início, é curável na maioria dos casos.

Para falar sobre a doença, seus fatores de risco e sintomas que auxiliam na detecção precoce, conversamos com o oncologista clínico, Dr. Rafael Vanin de Moraes.

Melanoma: tipos, diagnóstico, tratamentos e inovações da forma mais agressiva do câncer de pele
21/06/2021

O mês de junho ganhou a cor preta para conscientizar sobre o melanoma, tipo mais agressivo e letal do câncer de pele. Apesar de representar apenas 3% dos casos das neoplasias de pele no Brasil, é fundamental estar atento à ocorrência da doença, já que se diagnosticada em seus estágios iniciais possui altas taxas de cura.

No post anterior dedicado ao Junho Preto, falamos sobre o que é o melanoma, os fatores de risco de risco e os sintomas. Para darmos continuidade ao assunto, conversamos com o cirurgião oncológico, Dr. Eurico Cleto Ribeiro de Campos, um dos autores do livro “Oncologia Cutânea”, que trata os principais tipos da doença, sobre como é feito o diagnóstico, os tratamentos e as inovações. Confira!