Centro de Oncologia

Agende sua
Consulta

×
  • BLOG


nosso blog

Câncer de colo de útero: importância do conhecimento para a prevenção
08/01/2021

Câncer de colo de útero: importância do conhecimento para a prevenção

O câncer de colo de útero é uma doença que pode ser prevenida, pois depende da infecção persistente do vírus HPV para ocorrer. Entretanto, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), esse é o quarto tipo de tumor maligno mais comum entre as mulheres, ocasionando cerca de 570 mil novos casos por ano no mundo. Nesse contexto, diferentes motivos levam a não redução desses números, o que poderia acontecer caso fossem minimizados. 

 

Sabendo dessa realidade e tendo a consciência de que é necessário mobilizar a população sobre o câncer de colo do útero, conversamos com a ginecologista e obstetra do Centro de Oncologia do Paraná, Dra Daiene Carvalho Casagrande, que esclareceu diversos aspectos sobre a doença. Confira!

Fatores de risco para o câncer de colo de útero
15/01/2021

Fatores de risco para o câncer de colo de útero

Você conhece os fatores de risco para o câncer de colo de útero? A maioria das pessoas responderia HPV, correto? Sim, está! Porém, existem fatores associados aos hábitos de vida que potencializam a oncogenicidade viral, aumentando as chances de desenvolvimento desta neoplasia.

 

Para abordarmos esse importante assunto, o qual envolve desde crianças até adultos de ambos os sexos, fizemos esse artigo, que contou com a participação do cirurgião oncológico do Centro de Oncologia do Paraná, Dr. William A. Casteleins. Confira!

                                        

Exame Papanicolau e vacina contra o HPV: saiba mais sobre esses aliados contra o câncer de colo do útero
21/01/2021

Exame Papanicolau e vacina contra o HPV: saiba mais sobre esses aliados contra o câncer de colo do útero

Entre as particularidades do câncer de colo do útero estão o fato de ser um tumor que pode ser prevenido, pois depende, na grande maioria dos casos, da presença do papilomavírus humano, o HPV, para acontecer. Na mesma medida, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), esse é o quarto tipo de tumor com maior mortalidade entre as mulheres.

 

Há diferentes motivos para os números de pacientes afetadas pela doença não reduzirem, os quais envolvem preconceito, falta de informação e a baixa adesão à vacina, conforme mostramos no post anterior.

 

Sabendo dessa realidade e da importância da prevenção dessa doença, que atinge cerca de 570 mil mulheres por ano em todo o mundo, vamos falar sobre o exame de Papanicolau e a vacinação de meninas e meninos, sendo esse um procedimento preventivo essencial.

 

Confira e saiba mais sobre esse importante assunto!

Câncer de colo de útero e gestação: é possível preservar a fertilidade com o tratamento?
29/01/2021

Câncer de colo de útero e gestação: é possível preservar a fertilidade com o tratamento?

Os tumores ginecológicos, como é o caso do câncer de colo do útero, trazem uma preocupação em comum entre as mulheres que descobrem a doença em fase reprodutiva: a possibilidade de se preservar a fertilidade após o tratamento.

 

Entre os questionamentos estão, por exemplo, se realmente será possível engravidar, o período de espera necessário, se a futura gestação será de risco e quais profissionais deverão acompanhar o processo.

 

Sabendo que esse é um assunto recorrente entre as pacientes, conversamos com o cirurgião oncológico, Dr. Fabio Roberto Fin, o qual esclareceu alguns pontos importantes sobre a doença e sua relação com a gravidez. Confira!