Câncer de pele: fatores de risco, tipos, sintomas e prevenção
04/12/2020

Câncer de pele: fatores de risco, tipos, sintomas e prevenção

Dependendo da sua faixa etária, provavelmente você lembra que há alguns anos não se falava tanto sobre a necessidade de se proteger do Sol para evitar o câncer de pele, bem como a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. No entanto, diversos fatores fizeram com que o assunto viesse à tona, levando um maior número de pacientes a buscarem os consultórios de dermatologia.

De acordo com o dermatologista do Centro de Oncologia do Paraná, Dr. Geann Wellington de Bortoli, entre os pontos que levaram ao um aumento da conscientização estão as campanhas de prevenção e orientação realizadas pela Sociedade Brasileira de Dermatologia há mais de 20 anos, antes mesmo da criação do Dezembro Laranja, além do maior acesso aos médicos por planos de saúde e o aumento da informação divulgada.

Dezembro Laranja: conheça os tipos de câncer pele, fatores de risco e quando começar a prevenção
11/12/2020

As estações primavera e verão são um convite para a exposição ao Sol em praias, piscinas e passeios ao ar livre. Por esse motivo, dezembro foi o mês escolhido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia para conscientizar a população sobre a prevenção do câncer de pele e a importância do diagnóstico precoce. O Dezembro Laranja busca chamar a atenção para este que é o tipo de tumor maligno mais prevalente no Brasil, o qual, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), afeta cerca de 165 mil brasileiros a cada ano.

Para esclarecer sobre os tipos de câncer de pele existentes, fatores de risco e prevenção da doença, de forma a participarmos ativamente desse movimento em prol da saúde da pele, conversamos com a dermatologista do Centro de Oncologia do Paraná, Dra. Ana Peters Nogueira.

Confira o artigo para saber mais sobre esse tipo de tumor, o qual deve ser prevenido em todas as idades!

Cirurgia micrográfica de Mohs: conheça a técnica utilizada no tratamento do câncer de pele
18/12/2020

O câncer de pele é o mais frequente na população brasileira, sendo o carcinoma basocelular e o carcinoma espinocelular os mais prevalentes. A escolha do tratamento depende de alguns fatores, como o subtipo do câncer de pele, a localização e as características microscópicas. De acordo com recomendações da NCCN (National Comprehensive Cancer Network), organização que faz os guidelines para o tratamento dos mais diversos tipos de câncer, quando localizados no rosto, os subtipos citados têm como primeira indicação de tratamento a cirurgia micrográfica de Mohs.

Para explicar sobre o procedimento, vantagens em relação à cirurgia convencional e para quais casos a cirurgia de Mohs é indicada, conversamos com o dermatologista do Centro de Oncologia do Paraná, Dr. Felipe Cerci. Confira e saiba mais sobre o assunto!

Novos tratamentos para o câncer de pele não melanoma avançado
28/12/2020

Novos tratamentos para o câncer de pele não melanoma avançado

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o câncer de pele corresponde a 33% de todos os diagnósticos de tumores malignos no País. Para se ter ideia, a cada ano são registrados aproximadamente 185 mil casos da doença. O tipo com maior incidência é o não melanoma, que representa mais de 90% dos diagnósticos.

Dividido em dois subtipos mais comuns, basocelular (carcinoma de células basais - CBC) e espinocelular (carcinoma de células escamosas - CEC), o câncer de pele não melanoma está ligado principalmente à exposição crônica ao Sol e à radiação ultravioleta.

A boa notícia é que, quando diagnosticado precocemente, tem altas taxas de cura. Já os casos mais avançados, com metástases, vêm ganhando importantes avanços em tratamentos como a terapia-alvo e a imunoterapia.

Conheça mais sobre essas terapias no post a seguir, que contou com a participação do oncologista clínico do Centro de Oncologia do Paraná, Dr. Rafael Vanin de Moraes.

Dezembro Laranja: conheça os alimentos que previnem o câncer de pele
30/12/2020

Dezembro Laranja: conheça os alimentos que previnem o câncer de pele

A alimentação faz parte dos fatores externos de prevenção do câncer, porém, quando se trata desse assunto, surgem muitas dúvidas sobre quais são os principais alimentos com papel protetor contra tumores e, principalmente, como e quanto deve-se inserir de cada um deles no dia a dia. Tratando-se do Dezembro Laranja, mês de conscientização sobre o câncer de pele, é importante falarmos sobre dois antioxidantes, os carotenoides e os polifenóis. Esses estão presentes em diversos alimentos e podem auxiliar a reduzir os danos oxidativos da radiação ultravioleta.

Confira o post com a participação da nutricionista do Centro de Oncologia do Paraná, Renata Chavoni Zago, e saiba mais sobre cada um deles!