Centro de Oncologia

Agende sua
Consulta

×
  • BLOG


nosso blog

Outubro Rosa: importância da prevenção do câncer de mama
05/10/2020

Outubro Rosa: importância da prevenção do câncer de mama

O câncer de mama é o tipo de tumor maligno mais prevalente entre as mulheres. Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a cada ano do triênio 2020-2022, mais de 66 mil novos casos serão diagnosticados. Por se tratar de uma doença que é ainda é cercada de estigmas e preconceitos, muitas pacientes deixam de fazer a prevenção necessária e, com isso, acabam descobrindo a doença em estágios mais avançados, quando já não existe mais cura.

Tipos de câncer de mama:  classificação dos tumores auxilia na personalização do tratamento
09/10/2020

Tipos de câncer de mama: classificação dos tumores auxilia na personalização do tratamento

O câncer não é uma única doença, mas sim um conjunto de diversas enfermidades que variam conforme a localização, o comportamento e a resposta aos tratamentos. No caso do câncer de mama, os tumores podem ser divididos em diferentes subtipos histológicos e de classificação molecular.

 

Conhecer cada um deles e como a doença se comporta em cada paciente permite aos especialistas definirem como será o tratamento de forma mais personalizada e assertiva. Alguns anos atrás, os protocolos eram praticamente os mesmos para todas as pacientes. Atualmente, com as inovações da Medicina e uma maior individualização, hoje é possível chegar a taxas de cura de até 95%.

Câncer de mama: evolução das cirurgias promove redução de sequelas, aumento da autoestima e melhor qualidade de vida às pacientes
16/10/2020

Câncer de mama: evolução das cirurgias promove redução de sequelas, aumento da autoestima e melhor qualidade de vida às pacientes

Até alguns anos atrás, as cirurgias para tratamento do câncer de mama eram muito agressivas e mutiladoras, o que costumava deixar marcas físicas e psicológicas nas pacientes. Além das cicatrizes e baixa autoestima trazida pela falta das mamas, as mulheres ainda tinham dificuldades de movimentar os braços ou inchaços nos mesmos, o que afetava significativamente a qualidade de vida.

 

Entretanto, com o passar do tempo, houve uma importante evolução do diagnóstico precoce e da quimioterapia, bem como das técnicas cirúrgicas para o tratamento, a reconstrução da mama operada e a simetrização da outra mama. Além disso, a associação de técnicas de cirurgia plástica para o tratamento de tumores mamários fez surgir uma nova realidade, denominada oncoplástica.

Mamografia: sua importância para o diagnóstico precoce do câncer de mama e dicas para tornar o exame mais tranquilo
23/10/2020

Mamografia: sua importância para o diagnóstico precoce do câncer de mama e dicas para tornar o exame mais tranquilo

O diagnóstico precoce do câncer de mama, tipo de tumor com maior incidência entre as mulheres no Brasil e no mundo, é a principal arma para reduzir as taxas de mortalidade. Isso porque, quanto antes a doença for descoberta, maiores são as taxas de cura. Nesse contexto, a mamografia é o exame que detecta os tumores muito antes de serem palpáveis e terem a capacidade de invadir outros órgãos.