O câncer de próstata se manifesta de diferentes maneiras: entenda
25/11/2019

O câncer de próstata se manifesta de diferentes maneiras: entenda

Assim como outros tipos de câncer, o câncer de próstata é uma doença que se manifesta de diferentes maneiras. Enquanto alguns tumores são agressivos, de crescimento acelerado e com potencial de gerar metástases, outros apresentam doenças indolentes, que nunca desenvolverão sintomas ou trarão riscos ao paciente.

Após o diagnóstico, algumas características do tumor são analisadas, com o objetivo de identificar o grau de agressividade e a conduta médica mais adequada. Em geral também são levados em conta a idade do paciente, características do tumor e os valores indicados no exame de PSA no sangue. Nos casos em que a doença apresenta pouca agressividade, é possível optar por uma estratégia de vigilância.

Isso quer dizer monitorar o paciente constantemente por meio de exames de PSA e, caso apresentem alterações significativas, discute-se novas abordagens. Já nos casos de maior agressividade, as opções de tratamento mais comuns são cirurgia com retirada da próstata e/ou radioterapia da pelve, além de alternativas utilizando-se ondas de ultrassom e outras técnicas ablativas.

Evolução do tratamento do câncer de próstata

"O tratamento do câncer de próstata evoluiu muito nos últimos anos. Pesquisadores publicam novos estudos em velocidade admirável, enriquecendo o armamentário das drogas utilizadas no combate da doença. A hormonioterapia, quimioterapia, além de drogas de nova geração, possibilitam o tratamento mesmo em fases avançadas da doença. Além disso, a avaliação genética encontra-se em expansão, buscando individualizar o tratamento, algo como escolher qual droga responde melhor em cada organismo", comenta o uro-oncologista do Centro de Oncologia do Paraná, Dr. Antônio Brunetto Neto.

Quando diagnosticado precocemente, o câncer de próstata tem grandes chances de cura. Previna-se ou conscientize quem você ama! Para auxiliar no esclarecimentos de dúvidas, prevenção e diagnóstico da doença, o Centro de Oncologia do Paraná conta com um corpo clínico altamente qualificado.

Gostou do nosso artigo sobre o câncer de próstata? Quer saber mais sobre outros assuntos relacionados? Então curta o nosso Facebook e acompanhe as notícias!

Inovações no diagnóstico e tratamento do câncer de próstata
11/11/2019

Inovações no diagnóstico e tratamento do câncer de próstata

Assim como está ocorrendo com outros tipos de câncer,o diagnóstico e tratamento do câncer de próstata vem obtendo ganhos significativos nos últimos anos. Esse tipo de tumor é o segundo que mais acomete os homens no Brasil. Quando diagnosticado em fase inicial, as chances de cura chegam a 90%. Nesse cenário, métodos inovadores estão surgindo para guiar os médicos com mais assertividade na condução dos tratamentos, assim como novos medicamentos já foram testados e aprovados para os casos de doença metastática e resistente à castração.

Avanços no tratamento do câncer de mama
25/10/2019

Avanços no tratamento do câncer de mama

Hoje há inúmeras pesquisas envolvendo o tratamento do câncer de mama. Segundo a Dra. Emanuella Poyer, oncologista clínica do Centro de Oncologia do Paraná, para o futuro as tendências são relacionadas a muitas novas moléculas, como imunoterapias, terapia-alvo, entre outras, que estão sendo testadas, e estudos em andamento para o aumento da sobrevida das pacientes com câncer de mama metástico. Clique e saiba mais.

Tipos e subtipos de câncer mama: conheça os principais
14/10/2019

Tipos e subtipos de câncer mama: conheça os principais

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o segundo tipo que mais acomete as mulheres, representando 25% de todos os tumores diagnosticados. A estimativa para 2019 é que surjam 59.700 novos casos. Para estabelecer a melhor conduta de tratamento para cada paciente, um dos conhecimentos mais importantes é sobre os tipos e subtipos do câncer de mama. Clique e saiba mais sobre o assunto.