Março Azul-Marinho: mês de prevenção do câncer colorretal
15/03/2021

Março Azul-Marinho: mês de prevenção do câncer colorretal

Março é Azul-Marinho para alertar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal. Segundo estatísticas, esse é o segundo tipo de tumor mais frequente entre homens e mulheres, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

Para falar sobre a doença, principais fatores de risco, bem como sintomas e diagnóstico, conversamos com a oncologista clínica do Centro de Oncologia do Paraná, Dra. Fabiana Deffune Flenik.

Acompanhe o artigo e saiba mais sobre o assunto!

Leucemia infantil: fatores que influenciam nas taxas de cura, tipos mais comuns e inovações no tratamento
08/03/2021

A leucemia infantil é o tipo de câncer mais comum entre as crianças. Para quem tem dúvidas, essa neoplasia tem origem na medula óssea, onde são produzidas as células do sangue. A partir da medula, as células leucêmicas atingem o sangue e passam a se infiltrar nos gânglios linfáticos, fígado, baço, sistema nervoso central e outros órgãos.

Como na maior parte dos casos a leucemia infantil é aguda, ou seja, de início súbito, os pais devem ficar atentos a sintomas iniciais como febre acima de 38° que não baixa com medicamentos comuns, dor nos ossos e articulações, manchas roxas ou pontinhos vermelhos (petéquias) na pele, cansaço frequente, gânglios linfáticos aumentados e palidez.

Vale frisar que nem sempre sinais como esses significam a ocorrência de leucemia. Porém, é sempre importante procurar o pediatra para avaliação caso apareçam, já que podem indicar outras enfermidades. Além disso, crianças não costumam inventar sintomas, por isso é essencial considerar as queixas e reclamações.

Para esclarecer sobre as taxas de cura da leucemia infantil, tipos mais comuns nas crianças, tratamentos e outros fatores sobre o assunto, conversamos com a oncologista e hematologista pediátrica, Dra. Edna Kakitani Carbone. Confira a seguir!

Leucemia mieloide crônica (LMC): conheça esse tipo de câncer com o qual é possível viver normalmente desde que tratado
26/02/2021

Quando se fala em leucemia, é comum que as pessoas fiquem temerosas por a considerarem um tipo de câncer agressivo. Entretanto, isso nem sempre é verdadeiro, já que essa neoplasia, a qual afeta os glóbulos brancos do sangue, é dividida em diferentes subtipos. Entre eles está a leucemia mieloide crônica (LMC), que difere dos outros tipos pela sua evolução lenta, entre outros fatores.

Muitos pacientes vivem normalmente mesmo com a presença da LMC. Vale frisar que isso pode ocorrer desde que se faça o acompanhamento médico e os tratamentos adequados. Para desmistificar o assunto, conversamos com a onco-hematologista, Dra. Caroline Cunha Bernardi, que explicou alguns detalhes importantes sobre a doença. Confira!

4 tipos de alimentos que ajudam a reduzir a náusea durante a quimioterapia
21/02/2021

4 tipos de alimentos que ajudam a reduzir a náusea durante a quimioterapia

O enjoo e a náusea são efeitos colaterais comuns da quimioterapia, os quais, além de serem minimizados com medicamentos prescritos pelos oncologistas, também podem ser reduzidos por meio da alimentação.

Com a ajuda da nutricionista do nosso Centro de Wellness, Renata Carolyne Chavoni Zago, listamos alguns alimentos que podem ajudar nesse processo. Confira o post e saiba quais são eles!