Atendimento psicológico para pacientes em tratamento do câncer: qual a sua importância?
25/03/2022

O diagnóstico de câncer não afeta apenas o aspecto físico de uma pessoa, mas também o seu emocional. Afinal, trata-se de uma doença grave, que ainda é estigmatizada e causa uma série de medos, dúvidas e sentimentos negativos. Nesse contexto, o atendimento psicológico para pacientes em tratamento do câncer é de grande importância, pois ajuda a trazer a compreensão e equilíbrio necessários ao momento.

Inclusive, existem psicólogos especializados em psico-oncologia, ou seja, que são qualificados para o atendimento aos pacientes oncológicos. Este é o caso, por exemplo, da psico-oncologista, Michelle Servelhere, que colaborou com este conteúdo.

Acompanhe e entenda melhor porque este recurso é tão essencial para a superação dos desafios que se apresentam.

Gliomas: o que são estes tumores, quais os sintomas e como são feitos o diagnóstico e o tratamento
18/03/2022

Os gliomas representam um grupo de tumores do Sistema Nervoso Central, que diferem entre si conforme a célula de origem no cérebro e grau de agressividade. São tumores raros, afetando aproximadamente 6 em cada 100 mil pessoas por ano no mundo. No Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), houve 11.090 novos casos em 2020.

Se você chegou até aqui, possivelmente esteja interessado em saber mais sobre este tipo de câncer. Neste caso, está no lugar certo. Confira o conteúdo, que contou com a participação do oncologista clínico, Dr. Carlos Stecca.

Câncer colorretal: sintomas e diagnóstico
10/03/2022

Câncer colorretal: sintomas e diagnóstico

O câncer colorretal, que atinge o cólon e o reto, tem como uma das principais características se iniciar por lesões precursoras, chamadas pólipos. Tratam-se de estruturas formadas pelo crescimento indevido da mucosa intestinal, que, conforme o tipo, têm potencial de se transformarem em tumores malignos.

Por esse motivo, o tempo para o crescimento e desenvolvimento de um tumor a partir de um pólipo é longo, permitindo sua identificação e remoção, o que significa a prevenção do câncer. Apesar disso, a mortalidade pela doença ainda é elevada, especialmente em função do diagnóstico tardio.

Quando apresenta sintomas, normalmente as neoplasias colorretais já se encontram em estágio avançado, o que aponta ainda mais a importância de realizar o rastreamento médico adequado.

Para esclarecer melhor o assunto, conversamos com o cirurgião oncológico com foco em tumores digestivos, Dr. Marciano Anghinoni. Confira o conteúdo e saiba mais.

Março Azul-Marinho: conheça os fatores de risco para o câncer colorretal
07/03/2022

Março Azul-Marinho: conheça os fatores de risco para o câncer colorretal

O câncer colorretal, que afeta o intestino grosso e o reto (parte distal do intestino grosso), é o terceiro mais frequente entre os brasileiros, sem contar o câncer de pele não melanoma. A campanha Março Azul-Marinho foi criada para alertar homens e mulheres sobre a doença e a importância da prevenção e diagnóstico precoce.

Uma característica importante desta neoplasia é que ela pode ser prevenida através da mudança de hábitos e realização de check-ups periódicos. Para esclarecer este assunto, conversamos com o oncologista clínico, Dr. Rafael Vanin de Moraes. Confira o conteúdo e fique por dentro.