Close this search box.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Conteúdos exclusivos e orientações aos nossos pacientes.

Pacientes e familiares com posse de informações adequadas sobre o câncer e seu tratamento enfrentam a doença com maior facilidade. Além disso, podem apresentar melhores resultados e efeitos colaterais de menor impacto, se comparados àqueles que desconhecem a realidade sobre o câncer. O Centro de Oncologia do Paraná possui uma equipe de médicos altamente qualificados para atender pacientes em suas diversas necessidades, bem como para informar adequadamente e sanar dúvidas.

Alterações Cardíacas

Alguns dos medicamentos indicados para tratamento de cânceres podem causar alterações.

Alterações na Urina

Os tratamentos podem causar diversas alterações no sistema urinário.

Alterações de Pele e Unhas

Alguns dos medicamentos que compõem seu tratamento podem causar alterações na pele e nas unhas.

Alteração do Apetite

Você pode experimentar uma alteração do paladar e da preferência dos alimentos

Anemia

Acontece, em grande parte, como resultado do uso de agentes quimioterápicos

Constipação

É possível que seu hábito intestinal se altere.

Convívio Social

Não é necessário que você se exclua do convívio social.

Diarréia

Pode ser causada por alguns quimioterápicos, pelas imunoterapias, por efeito da radioterapia.

Dores Corporais

Durante seu tratamento, podem ocorrer dores no corpo todo, sendo elas mais comuns nos músculos.

Fadiga

A fadiga é uma sensação persistente de cansaço mesmo aos pequenos esforços.

Infertilidade

Pode interferir, em caráter temporário ou permanente.

Inflamação das Mucosas (mucosite)

Pode ocorrer devido à ação da quimioterapia ou radioterapia.

Inflamação Pulmonar

Felizmente é um evento raro e, quase sempre, reversível.

Náuseas e vômitos

Nas doses convencionais, a maioria dos quimioterápicos pode causar náuseas e vômitos.

Neuropatia

A maior parte desses sintomas regride espontaneamente após o término do tratamento.

Neutropenia

A quimioterapia pode agir na medula óssea diminuindo os glóbulos brancos.

Ototoxicidade

Alguns medicamentos podem ser tóxicos para as células do ouvido.

Queda de cabelo (Alopecia)

Pode ocorrer em graus variáveis (desde perda total dos cabelos, até leve intensificação na queda).

Radiodermite

Uma inflamação da pele causada pela radioterapia.

Redução das Plaquetas

A quimioterapia pode agir na medula óssea diminuindo a produção das plaquetas.

Retenção Hídrica

Durante seu tratamento, é possível que ocorra um maior acúmulo de líquidos no seu corpo.

Toxicidade para o Fígado

Alguns medicamentos têm a capacidade de agredir as células do fígado.

Toxicidade para os rins

Como a quimioterapia é depurada do corpo pelos rins, ela pode agredi-lo.

Disfunção Sexual Feminina

Questões físicas e emocionais podem fazer você se sentir diferente quanto à disposição.

Disfunção Sexual Masculina

Possivelmente seu tratamento causará algum impacto na vida sexual.