Menu

Search
Close this search box.

NOSSO BLOG

Novos tratamentos para o câncer de pele não melanoma avançado

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o câncer de pele corresponde a 33% de todos os diagnósticos de tumores malignos no País. Para se ter ideia, a cada ano são registrados aproximadamente 185 mil casos da doença. O tipo com maior incidência é o não melanoma, que representa mais de 90% dos diagnósticos.

Dividido em dois subtipos mais comuns, basocelular (carcinoma de células basais – CBC) e espinocelular (carcinoma de células escamosas – CEC), o câncer de pele não melanoma está ligado principalmente à exposição crônica ao Sol e à radiação ultravioleta.

A boa notícia é que, quando diagnosticado precocemente, tem altas taxas de cura. Já os casos mais avançados, com metástases, vêm ganhando importantes avanços em tratamentos como a terapia-alvo e a imunoterapia.

Conheça mais sobre essas terapias no post a seguir, que contou com a participação do oncologista clínico do Centro de Oncologia do Paraná, Dr. Rafael Vanin de Moraes.

Tratamento para o câncer de pele (CBC): terapia-alvo com a molécula vismodegib

O carcinoma de células basais é o subtipo não melanoma mais comum. Ele tem maior incidência em pessoas de pele clara com história de exposição solar crônica, sendo mais raro naquelas de pigmentação escura. Apresenta-se frequentemente nas partes do corpo mais expostas, como rosto e pescoço, além disso, alguns casos podem estar associado a mutações genéticas.

Apesar da maior frequência no total de casos de câncer de pele, esse subtipo, que pode se manifestar como lesões e feridas com alterações de formato, que coçam, não cicatrizam ou sangram, é também o menos agressivo. Isso significa que ele tem crescimento lento e menores chances de produzir metástases, sendo, geralmente, tratado com cirurgia. Porém, quando descoberto em estágios já avançados, exige tratamentos medicamentosos.

Uma das últimas inovações para o tratamento de pacientes com a doença metástica, não inelegível para cirurgia ou quando a radioterapia é mal sucedida ou contraindicada, é a terapia-alvo com a molécula inibidora da via Hedgehog disponível para uso oral, Vismodegib.

Para ficar mais claro, a via Hedgehog é uma sinalização celular crucial para o desenvolvimento do embrião e do feto, além de ser importante em algumas células adultas. No entanto, pode ser hiperativa nos tumores basocelulares. O Vismodegid tem como alvo justamente uma proteína dessa via, com o objetivo de reduzir o tumor por sua inibição.

Os resultados em pesquisas têm se mostrado bastante promissores. O estudo pivotal, ERIVANCE BCC, foi um estudo internacional com pacientes portadores de tumores basocelulares inelegíveis para cirurgia ou radioterapia, os quais tinham se espalhado para outras partes do corpo, bem como um perfil histológico com diagnóstico de síndrome de Gorlin, a qual gera predisposição para a formação de CBC.

Os pacientes, com idade mediana de 62 anos, que haviam passado por terapias prévias, foram tratados com doses diárias de 150mg do medicamento Erivedge por via oral. Com duração média de tratamento de 12,9 meses, o objetivo primário da pesquisa era verificar a taxa de resposta objetiva, a qual foi definida como completa (eliminação total do tumor) ou parcial (redução do câncer).

A taxa de resposta em pacientes com metástase à distância foi de 33%, enquanto naqueles com doença localmente avançada foi de 47,6%, sendo que nesse grupo houve uma taxa de resposta completa em 21%. Os efeitos colaterais mais frequentes foram espasmos musculares, alopécia, disgeunia, redução de peso fadiga, náuseas e diarreia.

Trata-se de um resultado animador, na medida em que a medicação apresentou taxas significativas de resposta entre os participantes do estudo. Por isso, o Erivedge é o primeiro medicamente aprovado pela FDA para o carcinoma basocelular. Inclusive, foi revisado sob o programa de revisão de prioridade do órgão, o qual fornece uma revisão rápida de seis meses de medicamentos que podem oferecer grandes avanços em tratamentos.

Tratamento para carcinoma espinocelular de pele (CEC): imunoterapia

As metástases no CEC de pele podem aparecer em 2 a 4% dos casos, o que é relativamente baixo se comparado a outros tipos de tumores malignos. Dentre os pacientes com o desenvolvimento de metástases, 85% delas serão em linfonodos regionais e apenas em 15% poderão ocorrer nos linfonodos e em outros órgãos. Pulmão, cérebro e ossos são os mais comuns de metástases em ambos os subtipos não melanoma. No caso do CEC, somente cerca de 5% de todos os diagnósticos irão apresentar doença em estágio avançado pouco propenso à cura.

Os tumores de pele apresentam uma característica em comum, que é uma alta carga mutacional, o que levou os pesquisadores a explorarem novos tratamentos para a doença, como é o caso da imunoterapia.

O Cemiplimab, uma imunoterapia anti-PD-1 (proteína de ponto de verificação nas células T, um mecanismo específico do sistema imunológico, a qual normalmente impede que essas células ataquem outras células do corpo) demonstrou resultados muito promissores.

Um estudo clínico publicado na revista New England Journal of Medicine de fase I/ II, reportou os resultados do uso do medicamento, na dose de 3 mg/kg a cada três semanas, em pacientes com carcinoma espinocelular de pele com doença localmente avançada ou metastática.

Os resultados mostraram uma taxa de resposta da ordem de 50% nos pacientes com doença localmente avançada e da ordem de 47% nos pacientes com doença metastática. Entre os pacientes com doença metastática, a mediana de seguimento foi de 7,9 meses, e dos 28 pacientes que obtiveram resposta, cerca de 57% deles tiveram uma duração de resposta superior a 6 meses. No momento da avaliação do estudo, 82% deles estavam em resposta.

Apenas 15% dos pacientes tiveram reações adversas, sendo elas em sua maioria de leve intensidade: diarreia, fadiga, náuseas, constipação intestinal e reações cutâneas foram as principais. Um dado importante é que somente 7% dos pacientes precisaram descontinuar a medicação por causa de efeitos adversos, ou seja, de modo geral foi bem tolerada.

É importante frisar que ambas as medicações já estão aprovadas no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Esse avanços apontam um caminho cada vez mais personalizado e assertivo para o tratamento do câncer de pele não melanoma. É sempre importante frisar a importância da prevenção, já que se trata de um tipo de tumor possível de ser evitado em muitos casos.

Gostou do conteúdo? Acha que pode ser interessante para outras pessoas? Compartilhe em suas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

https://smpkpsoreang.com/ https://smkmutucileungsi.com/ https://polreslampungutara.org/ https://menarampo59.com/ https://smesco.go.id/idn-slot/ https://totoabadi17.com/ شرط بندی پرسپولیس شرط بندی استقلال شرط بندی روی تراکتورسازی تبریز شرط بندی روی سپاهان شرط بندی رئال مادرید بارسلونا شرط بندی شرط بندی psg سایت شرط بندی جام جهانی شرط بندی جام جهانی 2026 سایت شرط بندی جام جهانی 2026 بازی انفجار رایگان سایت انفجار ضریب بالا بهترین سایت شرط بندی فارسی شرط بندی بدون فیلتر شرط بندی بازی رولت شرط بندی پوکر شرط بندی مونتی شرط بندی سنگ کاغذ قیچی شرط بندی بلک جک کرش رویال بت پاسور شرط شرط بندی تخته نرد آنلاین انفجار 2 بت شرط بندی بازی اسلات شرط بندی بازی پوپ سایت سامان بت ریور پوکر 2024 سایت 4030bet ورود به بازی انفجار دنس بت شرط بندی انفجار دنس آموزش بازی پوکر سایت شرط بندی 123 بهترین شرط بندی بهترین سایت شرط بندی انفجار اپلیکیشن بازی انفجار دانلود بازی انفجار انفجار بازی ربات بازی انفجار کازینو آنلاین ایرانی انفجار پولساز ورود به بازی انفجار بازی انفجار با شارژ 10 تومن سایت bet betyek وان ایکس برو آدرس سایت بت یک سایت دوست دختر اونلی فنز فارسی پیدا کردن دوست دختر ورود به ریور پوکر پدرام مختاری پویان مختاری نازنین همدانی مونتیگو داوود هزینه بیوگرافی آیسان اسلامی بیوگرافی دنیا جهانبخت سایت رسمی حسین تهی بیوگرافی کوروش وانتونز سایت آرتا وانتونز رها وانتونز بیوگرافی ربکا قادری سحر قریشی بیوگرافی تتلو بیوگرافی مهدی طارمی الناز شاکردوست سایت عادل فردوسی پور بیوگرافی نیلی افشار بیوگرافی محمدرضا گلزار سایت armin2afm بیوگرافی شادمهر عقیلی بیوگرافی سردارآزمون بیوگرافی علیرضا بیرانوند بیوگرافی رامین رضاییان وریا غفوری بیوگرافی علی دایی بیوگرافی پوریا پوتک مدگل سایت حصین بیوگرافی صدف طاهریان فرشاد سایلنت بیوگرافی آریا کئوکسر بیوگرافی sogang بیوگرافی میا پلیز بیوگرافی مهراد هیدن سایت رسمی سهراب ام جی بیوگرافی علیرضا جی جی بیوگرافی بهزاد لیتو اشکان فدایی بیوگرافی رضا پیشرو بیوگرافی گلشیفته بیوگرافی هیپ هاپولوژیست بیوگرافی سارن بیوگرافی آدام مرادی بیوگرافی محمد هلاکویی بیوگرافی علی حسنی سایت رسمی علی حسنی بیوگرافی ساسی خواننده بیوگرافی ابی باربد معصومی حسینی فایننس بیوگرافی امیرحسین نام آور بیوگرافی امین فردین بیوگرافی فرزاد وجیهی سایت سیب بت سایت jetbet آدرس جدید بت فوروارد وان ایکس بت سایت abt90 بازی انفجار سایت شرط بندی فاز بت بهترین سایت شرط بندی انفجار ورود به آلپاری آلپاری فارکس آدرس بروکر آلپاری بدون فیلتر ثبت نام در بروکر آلپاری فارسی صرافی کوکوین ربات فارکس بهترین سایت تتر